Em um esforço contínuo para garantir a segurança da comunidade acadêmica, a Unesc realizou, na manhã desta sexta-feira (10), um simulado de emergência no Bloco S, focado na evacuação em caso de incêndio. O exercício, que reproduziu um acidente em um laboratório de química, testou a capacidade de resposta da equipe interna e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A simulação recriou um cenário de incêndio iniciado pelo manuseio incorreto de um produto químico inflamável. Durante a ocorrência, uma vítima foi identificada e resgatada pelos brigadistas da universidade. A evolução das chamas demandou a intervenção dos bombeiros, que assumiram o controle da situação.
A ação teve como objetivo principal avaliar os protocolos de evacuação e o tempo de resposta das equipes, reforçando o preparo para situações reais. O pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, destacou a prioridade da instituição em preservar vidas.
“Como temos uma Universidade que funciona praticamente como uma cidade concentrada em um pequeno espaço territorial, com muitos prédios e intensa circulação de pessoas, levamos essa responsabilidade ao mais alto nível. Por isso, realizamos duas simulações, a primeira no bloco administrativo, no primeiro semestre, e agora no Bloco S, justamente para garantir que estamos no estado da arte em termos de preparo e resposta. Simulação não é brincadeira. Quando a necessidade real surgir, precisamos estar prontos para dar uma resposta imediata, evitando vítimas, reduzindo perdas materiais e prevenindo outros danos que possam ocorrer”, reforçou.
O coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Edson Luiz da Silva, ressaltou a importância do simulado para o aprimoramento contínuo das práticas de segurança. “Esse tipo de exercício é essencial para garantir a segurança e o preparo de toda a comunidade acadêmica. É o momento em que testamos, avaliamos e aprimoramos nossas práticas de resposta a emergências”, afirmou.
Cerca de 30 brigadistas participaram diretamente da ação, que contou com o envolvimento de diversos setores da Unesc. Após o exercício, uma avaliação interna foi realizada para identificar pontos de melhoria e garantir que a universidade esteja pronta para agir com rapidez e eficiência em qualquer emergência. A comunidade do entorno foi previamente informada para evitar preocupações com a movimentação dos veículos de emergência.