A Unesc viveu uma noite de união e música com a tradicional Cantata de Luz nesta terça-feira (2). O evento, que transformou o campus em um grande palco natalino, reuniu centenas de pessoas da comunidade, acadêmicos e trabalhadores para celebrar o período festivo.
Mais de 200 músicos e coralistas subiram ao palco. A programação contou com a participação de seis corais da região, que destacaram a diversidade musical, e a presença especial da Camerata Di Venezia. Um dos momentos mais aguardados foi a emocionante chegada do Papai Noel, que distribuiu brindes e recebeu as chaves da Unesc das mãos da reitora em exercício.
A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou a importância da arte na missão da universidade. “A nossa Universidade se sente feliz em concluir 2025 ao lado da comunidade. Temos a certeza de que o nosso papel é justamente este, transformar a sociedade pela educação. E educação inclui arte, cultura, esporte, ciência, tecnologia, inovação e formação humana. Estar com as pessoas é estar onde a educação precisa estar. Por isso, encerramos este ano oferecendo o melhor que sabemos entregar: conhecimento que se manifesta também pela arte e pela cultura”, mencionou.
Cultura, acolhimento e gratidão
A reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, que acompanhou à distância, expressou sua emoção: “Infelizmente, eu não consegui estar neste momento tão lindo da nossa Universidade, que é a Cantata de Natal, um sonho sonhado há muito tempo que se tornou realidade. Mas estou aqui, encantada, acompanhando essa linda apresentação, e muito emocionada, desejando a todos um lindo e abençoado Natal”.
O presidente do Legislativo, Marcio Darós da Luz, reforçou que o evento fortalece os laços comunitários. “O Natal sempre nos convida a renovar a esperança, a união e o sentido de comunidade. Participar da Cantata de Luz da Unesc, um evento que celebra a cultura, a educação e o espírito natalino, é motivo de grande alegria para nós”, disse Luz.
O público vibrou com as apresentações de corais como o Vozes do Santuário de Araranguá e o Coral Pequenos Peregrinos de Nova Veneza. O administrador de empresas Leonardo Córdova Domagalski expressou o desejo de continuidade: “Espero que a Unesc siga oferecendo esse presente tão especial à população por muitos e muitos anos”.
A pró-reitora Vanessa Moraes de Andrade reforçou que a Cantata é uma forma de retribuir à sociedade. “A Cantata evidencia que, além do Ensino, fazemos arte e cultura todos os dias dentro da Universidade. Aproveitando o espírito natalino, queremos retribuir um pouco de tudo o que a sociedade nos proporciona ao longo do ano”, falou.












