O Ginásio José Antônio Carrilho, na Unesc, sediou a Copa Criciúma de Karatê neste sábado (18). O evento reuniu cerca de 120 atletas de diversas cidades da região em um torneio que integrou as comemorações pelos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma.
A competição foi realizada pela Associação Criciumense de Karatê (ACK) com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), Unesc e Sociedade Recreativa Mampituba.
Aprendizado e formação prática
Cerca de 50 acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc participaram da organização do evento como parte da curricularização da Extensão. O professor da disciplina de lutas, Rômulo Luiz da Graça, destacou o valor dessa vivência prática para os estudantes. “Essas experiências aproximam os acadêmicos da realidade. Eles veem crianças e adolescentes lutando de verdade, o que dá outra dimensão ao aprendizado. A vivência prática transforma o olhar do futuro profissional”, salientou.
A presidente da FME, Robinalva Ferreira, e o presidente da ACK, João Cândido, ressaltaram a importância do esporte para a formação. “Assim como tantas modalidades que possuímos na Fundação, o Karatê tem uma importância muito grande. Temos professores dedicados e uma parceria sólida com a Universidade”, comentou Robinalva. João Cândido reforçou que o sucesso do evento é fruto do “trabalho coletivo” e da parceria com as instituições.