Lei não serviria apenas contra a Covid-19, mas busca criar uma cultura de proteção contra todas as doenças transmitidas por vias aéreas
Tramita na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) um Projeto de Lei (PL) que obriga o uso de máscaras faciais para alunos, professores e funcionários da rede pública de ensino do Estado que estiverem com sintomas gripais. A lei não serviria apenas contra a Covid-19, mas busca criar uma cultura de proteção contra todas as doenças transmitidas por vias aéreas, algo que já é comum em países do Oriente.
O PL, de autoria do presidente da Casa, Mauro de Nadal (MDB), prevê o uso da proteção sobre a boca e nariz e que as próprias escolas disponibilizarão os equipamentos. O texto isenta o uso para crianças e adolescentes portadores de autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais, entre outras. O objetivo é garantir que a escola permaneça um local seguro mesmo após o fim da pandemia.
“Durante a pandemia observou-se a redução no número de casos de crianças com quadros leves de viroses respiratórias. Provavelmente essa diminuição está relacionada ao isolamento social, ao uso de máscara e à higienização das mãos”, escreveu o parlamentar no projeto.