A série canadense de ficção científica e suspense criada por Graeme Manson e John Fawcett, foca em Sarah Manning. A série aborda questões sobre as consequências morais e éticas da clonagem humana e seus impactos sobre questões de identidade pessoal.
Após presenciar o suicídio de uma desconhecida com a aparência idêntica à sua, Sarah Manning, uma órfã britânica com um histórico de infrações criminais, resolve furtar seus pertences e assumir sua identidade, assumindo a vida da detetive Elizabeth Childs.
Inicialmente as intenções de Sarah eram somente pegar o dinheiro da conta de Beth, e usá-lo para recomeçar a sua vida junto com seu irmão adotivo Felix, e sua filha de 8 anos anos, Kira.
A história fica um pouco mais complicada, então Sarah passa a usar a morte da desconhecida para despistar seu ex-namorado, um traficante, assumindo a identidade da policial, e na nova vida de detetive, acaba se deparando em uma conspiração de clonagem humana. Sarah então vive no dilema de impedir que a polícia descubra sua real identidade e ajudar suas recém-descobertas irmãs clones a clarear suas origens, além de se proteger de um grupo de fanáticos religiosos que desejam destruí-las
Orphan Black foi produzida pela Temple Street Productions, em união com a BBC America e o canal Space. Estreou no primeiro trimestre de 2013, no Space no Canadá e na BBC America nos Estados Unidos.
No dia 10 de junho de 2017, estreou sua quinta e última temporada de 10 episódios nos Estados Unidos, chegando ao fim no dia 12 de agosto de 2017, no canal BBC America. No Brasil, a Netflix adquiriu os direitos de exibição da série, com isso os episódios são liberados no serviço de streaming após sua exibição original no território norte-americano.
No dia 2 de Dezembro de 2017, estreou Orphan Black: Seven Genes, o remake japonês da série.
| Alice