Durante a sessão da Câmara de Vereadores realizada na última quarta-feira (2), data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o vereador Joel Casagrande utilizou a tribuna para reforçar a importância da inclusão e do respeito às pessoas com deficiência, no contexto da campanha Abril Azul.
A iniciativa, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sensibilizar a sociedade para as questões enfrentadas pelas pessoas com autismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com TEA.
Em sua fala, Casagrande compartilhou uma experiência pessoal que o inspira em sua trajetória política. “Tenho um filho especial, Pedro Miguel, de 9 anos, que possui paralisia cerebral e usa cadeira de rodas. Muita gente me perguntava o que me levou a ser candidato a vereador, e a minha grande inspiração foi o meu filho”, declarou.
O parlamentar também defendeu a necessidade de combater o preconceito e promover a igualdade. “As pessoas têm que ter um olhar diferente para aqueles que possuem autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral. Não olhar com preconceito, eles não são coitadinhos. Precisamos oferecer respeito e amor, nada mais”, afirmou.
A fala do vereador reforça o compromisso do legislativo com a pauta da inclusão social e da valorização da diversidade, temas centrais da campanha Abril Azul, que segue ao longo de todo o mês.