Na última segunda, 20, durante a sessão na Câmara Municipal, o vereador, Jorginho Pereira, aprovou um anteprojeto de sua autoria que sugere a instituição do que chamou de Programa “Adote um Município”, a fim de serem estabelecidas parcerias entre o município de Araranguá com municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes para auxiliar na reconstrução e recuperação.
De acordo com a proposta composta por seis artigos, uma comissão poderá ser criada para auxiliar na escolha do município adotado por Araranguá, que será apoiado com equipes de resgate e assistência médica, recebimento de alimentos, água potável, medicamentos e outros itens de primeira necessidade, além do recebimento de recursos materiais e financeiros para obras de reconstrução.
“Este anteprojeto apresenta como uma medida urgente e necessária para estabelecer um canal formal de cooperação entre os municípios para com os do Rio Grande do Sul, possibilitando uma resposta mais eficaz e solidária diante da atual crise provocada pelas enchentes. A solidariedade e a união entre os municípios são fundamentais para superar os desafios e promover a recuperação das áreas atingidas, garantindo assim a segurança e o bem-estar das comunidades afetadas”, justificou o vereador.
O anteprojeto segue para o Poder Executivo que pode vetar ou transformar em projeto e devolver para apreciação da Câmara Municipal.