A concessionária ViaCosteira, responsável pela administração da BR-101 Sul/SC, anunciou a adesão à campanha “Assédio sexual é crime. Trafegue pela via do respeito!”, uma iniciativa que busca combater práticas abusivas e garantir um ambiente seguro e respeitoso para os colaboradores das praças de pedágio.
A ação tem como foco inibir casos de assédio moral, racial e sexual por parte de motoristas durante atendimentos nas cabines. Adesivos com mensagens de conscientização e o número do canal de denúncia Disque 100 — que funciona gratuitamente 24 horas por dia — foram instalados nos pedágios ao longo da rodovia, alertando para a gravidade dessas condutas.
De acordo com a ViaCosteira, já foram registrados episódios de assédio nas cabines, evidenciando a necessidade de medidas efetivas de prevenção e combate. A campanha também tem o propósito de incentivar a denúncia de qualquer forma de violência ou violação de direitos humanos.
A adesão da empresa ocorre em um contexto preocupante: segundo pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec, divulgada em 2024, três em cada quatro mulheres já sofreram algum tipo de assédio no Brasil — um dado que reforça a urgência do enfrentamento ao problema em todos os espaços públicos e de trabalho.
A concessionária ViaCosteira, integrante do Grupo Motiva, reforça que o respeito é um valor inegociável e que ações como essa são fundamentais para garantir a integridade física e emocional dos seus colaboradores.