Uma das frutas que mais recomendo diariamente! ✍🏻
Para muitos que não sabem o tomate não é considerado uma hortaliça e sim uma fruta.
Ricos em licopeno e vitaminas e minerais, e com inúmeras propriedades e diversas funções. No tomate é encontrado o pigmento licopeno (C40H56), que pertence ao subgrupo dos carotenoides não oxigenados, sendo caracterizado por uma estrutura acíclica e simétrica contendo 11 ligações duplas conjugadas. Um dos melhores supressores biológicos de radicais livres, especialmente àqueles derivados do oxigênio.
O licopeno, representa ser um potente sequestrador do oxigênio uma forma reativa de oxigênio, sendo o pior radical livre causador de câncer e doenças inflamatórias. A absorção do licopeno pelo organismo se dá justamente quando este se encontra na forma cis, ou seja, na fruta. A fruta crua apresenta, em média, 30mg/kg de licopeno o suco de tomate, cerca de 150mg/L e o ketchup, em média,100mg/kg do produto.
O tomate pode ser consumido de inúmeras maneiras. Seu teor calórico é baixo, se consumido in natura. Além do consumo em saladas, molhos, seco, sucos.
A indústria processa o fruto de diferentes maneiras, como massa, purê e molho de tomate, e outras variedades de enlatados.
Tipos de tomates: tomate carmem, tomate italiano, tomate débora, tomate holandês, tomate caqui, tomate cereja.