Dando continuidade ao seu trabalho de muitos anos, desde quando apresentava seu programa jornalístico da Rádio 102,9 FM, o atual vereador, conhecido da região como “a voz da comunidade”, Cacai Amorim (PDT), esteve na casa do prefeito Zênio Cardoso (MDB), que faz parte do grupo de risco da pandemia do novo coronavírus e está em distanciamento.
Chegando lá, poucos dias antes de completar três meses atuação como vereador (completa amanhã, dia 2), abriu o baralho e mostrou as cartas. Ali estavam as mais de 25 proposições feitas por Cacai junto à Câmara Municipal nesses dias. Uma a uma, questionou o prefeito sobre a possibilidade de não serem vetadas e de saírem do papel.
Um de seus primeiros atos como vereador foi ir até a comunidade de São Camilo, onde conversou com Ângela Colares, esposa de seu amigo Jomba, uma das lideranças na comunidade, além de outros moradores sobre as deficiências da localidade e suas necessidades. Naquela ocasião, falaram que havia necessidade de água tratada, reforma da academia, coleta do lixo doméstico mais de uma vez por semana e pavimentação da rua do Mercado São Camilo. Ali, anotou tudo e fez os requerimentos pertinentes, já aprovados pelos Vereadores. “O prefeito assumiu comigo o compromisso da reforma da academia, que já está pronta, a água tratada já está sendo resolvida, a pavimentação da rua está sendo iniciada em breve e a coleta do lixo será atendida”.
O famoso valão da São Francisco, Zênio também comentou que já está autorizado o projeto. Assim que estiver pronto o projeto, será executado. Também havia um vazamento de esgoto numa esquina da São Francisco, que já foi concluído.
Sobre o tratamento de esgoto sanitário das comunidades Nova Brasília, Januária e São José, do São José, Zênio falou que acredita que até o final do ano deverá estar pronta. Januária e Nova Brasília deve ficar para o próximo prefeito. Do pedido de implantação e readequação da sinalização de trânsito em diversos pontos da cidade, o prefeito assumiu que fará – estão fazendo sempre. O Lar do Idoso também deverá passar a receber verba no valor de R$3 mil ao mês, totalizando R$36 mil/ano, segundo Zênio. Quanto aos leitos da UTI para o Hospital Dom Joaquim, é uma luta de Cacai já há anos e, para Zênio, já está garantido, pois veio verba para isso.
Um pedido dos moradores e lojistas da Av Antônio Sant’Helena também está próximo de ser atendido. A colocação de lixeiras naquele trecho do Banco do Brasil até a Rua Santo Antônio. Quanto à liberação de estacionamento no local, o prefeito diz que depende de estudo a ser realizado. Por enquanto, nem mesmo os moradores dali ou clientes das lojas podem estacionar no local, mesmo que rapidamente.
O CEI Maria Monteiro também deve receber em breve três computadores, requeridos pelo vereador.
Cacai também comemora a concordância do prefeito com a pavimentação da Travessa Professora Edy Maciel da Cunha.
Além dessas, várias obras viárias (pavimentações e quebra-molas) propostas por Cacai também estão garantidas pelo prefeito.
“As notícias foram muito boas, considerando que estou com menos de três meses de mandato e mais de 70% dos meus requerimentos, indicações e projetos estão sendo ou serão atendidos dentro da gestão do Zênio e Gislaine. Confesso que eu nunca tive uma relação de amizade, até porque somos de gerações diferentes. Mas quando se trata de cumprir com a missão que Deus me delegou agora, estou procurando relacionamento de harmonia, visando o bem comum da população, principalmente na geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, conta o Vereador, e define “saí dessa reunião de sexta-feira, muito satisfeito com o prefeito Zênio, que foi totalmente acessível aos requerimentos que a comunidade me fez”.