Depois de algumas tentativas e derrubada de vetos do prefeito, a Câmara de Vereadores de Sombrio teve sucesso em aprovar seu projeto de lei que beneficia com sobras de recursos da Câmara o Lar do Idoso São José e a Apae de Sombrio. Por 9 votos favoráveis e dois contra, o PL 016/2020 passa a ser lei e traz uma esperança de fins de ano com menos aperto financeiro para estas instituições.
Foi somente na segunda tentativa de apresentação de seu projeto ao Legislativo e podendo contar com a maioria formada por vereadores Progressistas, que o vereador Peri pôde, finalmente, aprovar uma forma de auxílio financeiro a duas instituições filantrópicas de grande importância para o município, o Lar do Idoso São José e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Desde 2017 Peri tentava fazer com que as sobras de recursos anuais da Câmara fossem destinadas ao Lar do Idoso e Apae. Antes, por conta da maioria dos vereadores ser governista e o prefeito ser contra o direcionamento dos valores, Peri foi barrado em vetos e rejeição de seu projeto.
Mas, mesmo com nova tentativa do prefeito em rejeitar a aprovação, os votos favoráveis dos seis vereadores Progressistas, dois pedetistas e um petista foram suficientes para derrubar o veto e garantir com que o projeto se torne lei municipal, em sessão realizada nesta segunda-feira, 18 de maio.
Com nove votos contra o veto do prefeito e dois a favor, já a partir deste ano, está criado o Fundo Municipal de Apoio ao Lar do Idoso São José e à Apae de Sombrio, que, além da possibilidade de receber doações de empresas e pessoas físicas, será beneficiado com os montantes que sobrarem do orçamento anual da Câmara de Vereadores.