Abril é o mês do livro infantil. Por isso, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza escolheu o período para lançar o formato digital da coleção ‘Meu Ambiente’. São dezoito livros paradidáticos, com referencial teórico e propostas de atividades (nove para professores e nove para estudantes). Os conteúdos foram desenvolvidos para auxiliar os professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) a trabalharem com a nova geração, de forma lúdica e interdisciplinar, ressaltando a importância da natureza bem conservada e sua relação com o bem-estar social.

“Já tínhamos essa programação e o cenário atual só reforçou essa necessidade”, afirma Melissa Barbosa, coordenadora de Comunicação da Fundação Grupo Boticário. “O Ensino Fundamental é a fase em que os alunos constroem a base de seu conhecimento. Tão importante quanto a base para cálculos e leituras, é essencial que estabeleçam uma conexão com a natureza e que a conheçam não apenas pela beleza, mas para aprender sobre a relação com tudo que faz parte do nosso dia a dia. O conteúdo da coleção ‘Meu Ambiente’ foi desenvolvido para integrar o processo de aprendizagem de forma interdisciplinar, e não como um tema separado”.

Desenvolvido com a coordenação pedagógica do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), a coleção pode contribuir para o desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o exercício da curiosidade intelectual e abordagem própria das ciências para investigar causas, elaborar hipóteses, resolver problemas e criar soluções. “Uma das vantagens é que o material não precisa seguir a sequência de capítulos, o professor pode adequar a abordagem de acordo com o tema que está trabalhando em sala de aula. Houve uma atenção especial para que o professor também pudesse explorar oportunidades, possibilidades”, avalia a coordenadora da Fundação. Ainda diante das competências da BNCC o material pode ser utilizado para que os alunos construam suas argumentações com base em fatos, dados e informações confiáveis na defesa dos direitos humanos, da consciência socioambiental e do consumo responsável.

Entre os recursos pedagógicos utilizados na elaboração do material está a Turma do Miguel. Os 12 personagens têm em comum a paixão pela natureza e de maneira lúdica podem ajudar o professor a abordar o tema em sala de aula. A diversidade é um dos aliados dos personagens ao apresentar a biodiversidade brasileira.

A coleção ‘Meu Ambiente’ ficará disponível no site da Fundação Grupo Boticário, e a instituição também terá uma editoria em suas páginas do Facebook e Instagram, para compartilhar dicas sobre a natureza brasileira. Nas redes sociais, o foco será em propostas de atividades para as famílias brincarem com os seus filhos e a Turma do Miguel.

Vários profissionais da educação já publicaram em suas redes sociais com alegria a chegada dos livros digitais gratuitos do Boticário que também poderão ser usados como ferramenta à mais nesse período de pandemia com aulas on line.