Além do isolamento imposto pela pandemia mundial, mais um fator tem gerado reclamações e desconforto aos moradores de Sombrio mas, principalmente, de Balneário Gaivota. Há alguns dias, um forte cheiro de fumaça, que fica mais forte durante a noite, vem incomodando os moradores.

Em contato com o Corpo de Bombeiros de Sombrio, a informação é de que, apesar das várias ligações recebidas, até a tarde de ontem (13), não havia sido identificada a fonte geradora do mau cheiro. Acredita-se que seja, como já ocorrido em outras ocasiões, queima de turfa, porém em local incerto.

Na região, existe muita turfa, que são materiais de origem vegetal, parcialmente decompostos, encontrados em camadas, geralmente em regiões pantanosas e que pegam fogo com facilidade e que começam a queimar debaixo da terra, particularmente em áreas que eram encharcadas, onde no passado foram abertos canais de drenagem.

Turfa?

Este material é de cor castanha (escura ou clara, dependendo do tipo) e é muito rico em carvão. A sua natureza depende das condições ambientais presentes na sua formação.
Usa-se principalmente em jardinagem formando parte do substrato. A turfa tem uma alta porosidade que permite a circulação do ar e a correta drenagem da água por parte das raízes da planta. Este material é ideal para as espécies que não toleram alagamentos. Quando fica seca ou desidratada, pode usar-se como combustível.

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso é incêndio criminoso. A pessoa compra terreno aqui na Gaivota, ao invés de limpar, vai lá e coloca fogo. Vi vários terrenos queimados aqui. Cadê a prefeitura e o Ministério Público para fiscalizar? Isso é questão de saúde pública.

  2. São queimadas próximo a Praia de Lagoinha, que destroem pinheiros e toda vegetação. Coincidentemente em área de um novo loteamento. Crise de rinite e problemas respiratórios decorrente destas queimadas.

Comments are closed.