Em entrevista com o Professor Especialista em Educação Física Escolar Elvis Aguiar preparamos uma série de dicas de atividades especiais para fazer com as crianças durante esse período de quarentena.
Existem muitas atividades que não precisam de nenhum investimento. São jogos e brincadeiras para trazer mais movimento e aprendizado para as crianças e toda a família.
Para as brincadeiras podem ser usados objetos descartáveis que iriam para o lixo e que podem ser um ótimo passatempo: Rolo de papel higiênico, aquela garrafa de refrigerante, copos até mesmo caixas de papelão.
O pequeno Yuri de Matos de 8 anos é muito criativo e segue inventando brincadeiras especiais com as irmãs, segundo a mãe: “Ele pega caixa de papelão faz carrinho, e recentemente criou um “jogo da velha” com copos e forminhas de cupcake”. O menino se divertiu muito fazendo a atividade que foi uma sugestão do professor de educação física da escola.
Além dessa atividade muitas outras opções também podem entreter os alunos em casa. Confira algumas:
Mímica

A faixa etária recomendada é para crianças a partir dos 8 anos de idade e pode ser praticada dentro de casa, no condomínio ou no quintal.
Promove a imaginação, criatividade e a memória e deve ter o mínimo de seis participantes. É uma brincadeira barata que só necessita de lápis e papel.
Em alguns pedaços de papel, os participantes devem escrever nomes de filmes, pessoas famosas, desenhos animados. Sortear os papeizinhos entre um participante de cada equipe, o qual não poderá revelar o que está escrito para o restante do grupo.
Através de gestos, o restante do grupo deverá tentar adivinhar qual a frase, título de filme ou nome que estiver escrito no papel. Para dar mais emoção é bom estipular um tempo determinado (2 minutos, por exemplo) para o grupo adivinhar. Cada acerto valerá um ponto e a cada rodada, a equipe deverá trocar o participante.

Stop

Stop é um jogo que tanto crianças como adultos podem e adoram jogar. Por ser um jogo simples, só é necessário o uso de uma folha de papel e um lápis. O jogo de Stop favorece a criatividade, rapidez de raciocínio e melhora o vocabulário.
Para jogar Stop se desenha uma tabela em tópicos numa folha de papel para cada jogador. Cada coluna corresponde a um tema, como: Objeto, Filme, Animal, Cor, Nome, Fruta, Flor, Cidade, Time, etc. De acordo com a idade e a habilidade e conhecimento da equipe que vai jogar, pode-se dificultando os temas.
Assim que a letra é escolhida, os participantes terão que escrever abaixo de cada tema, uma palavra com início da letra sorteada. Quem terminar primeiro de escrever em toda a linha com os temas grita: ‘Stop’, e na mesma hora todos devem largar o lápis e parar de escrever. Pode-se estipular um tempo, por exemplo, três minutos para escrever e quem estiver marcando o tempo grita ‘Stop’ e todos param de escrever.
Inicia-se a contagem. Se na hora da conferência, palavra por palavra, as pessoas forem acertando, marca-se 10 pontos para cada resposta certa. Se alguém escreve uma mesma palavra que outro jogador, marcará somente 5 pontos, quem não acertar ou não escrever nada, é 0. Somam-se no final da linha quantos pontos marcou. Assim se segue com várias letras. No final, quem fizer mais pontos é o vencedor
Boliche

Como construir?
Para construir a sua pista de boliche, você vai precisar de 10 garrafas pet vazias que serão transformados em pinos. Para isso basta você enumerá-los colando papeizinhos coloridos neles. Para fazer a bolinha, pegue algumas folhas de jornal e faça uma bola e depois coloque dentro de uma meia velha, em seguida corte o que sobrou da meia e passe uma fita adesiva em volta.
Esse jogo simula o boliche. Escolha um corredor ou uma sala que tenha mais espaço.
Como brincar?
– As crianças devem tomar um espaço das garrafas, e é importante marcar de onde estão jogando para não mudarem a distância.
– Elas vão jogar as bolas rolando pelo chão duas vezes seguidas, caso não derrubem todas na primeira tentativa.
– A quantidade de pinos derrubados representa a quantidade de pontos marcados. Em um papel, cada um vai marcando quantas bolas acertou em cada rodada. No final de 10 rodadas, faça a soma de todos os pontos e ganha aquele que acumular a maior pontuação.
Seja com material usado, reciclado, o que importa é criar e se divertir. Aproveite o final de semana para interagir e brincar em casa com seus pequeninos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui