Linha de apoio: O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
Alunos das escolas públicas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Sombrio que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) receberam a certificação da Polícia Militar na noite desta quinta-feira,15. A solenidade foi realizada no Ginásio Rogério Valerim e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares e também pais e familiares das crianças.
Na cerimônia, 457 alunos das escolas do município se formaram, concluindo o curso ao assumirem o compromisso de dizer não às drogas e à violência em suas vidas. “Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e a violência. Falamos sobre compromissos, responsabilidades e como lidar contra às drogas. Ensinamos maneiras de lidar com seus problemas deixando-as mais confiantes e seguras para tomarem suas decisões”, explica a soldado Ana Paula, que juntamente com o Cabo Carlos são responsáveis pelo programa em Sombrio.
A mãe Gisele Zuchinali fala da importância do Proerd.“É importante que nossas crianças estejam bem informadas dos malefícios que as drogas podem trazer. Um jovem bem informado vai pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa e saberá dizer não”. Já a formanda Mariah Zuchinali Monteiro, de 10 anos, relata felicidade em participar do programa. “Estou muito feliz em me formar no Proerd. Aprendi a fazer a escolha certa, e levarei isso para minha vida. Os policiais são nossos amigos e podemos contar com eles.
O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família e tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.