Uma preocupação que tomou conta das redes sociais em nossa região, no dia de ontem, seria uma possível formação de ciclone. A notícia chegou a ser veiculada em alguns canais de comunicação, mas segundo a Gerência de Alertas da Defesa Civil, com base em Criciúma, o ciclone, em formação nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, deve apenas trazer chuva forte e volumosa, mas já com pouco vento,
No início do dia de hoje (23), está previsto o deslocamento de um ciclone com características subtropicais em alto-mar, afetando as condições de tempo em Santa Catarina. Já a partir do fim da madrugada e ao longo da tarde do período, o transporte de umidade se intensifica na costa catarinense. Desta maneira, a previsão é de acumulados significativos de precipitação nas regiões da faixa leste do estado, com destaque para a Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteiras com o Planalto sul. Assim, existe a possibilidade de enxurradas, deslizamentos e alagamentos para as regiões Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
A Defesa Civil recomenda se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deve-se ainda ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
A formação de um ciclone com características subtropicais em alto-mar, na costa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo com deslocamento inicialmente para a direção sul de seu eixo, afetando as condições de tempo e mar em Santa Catarina, desde o final da tarde de ontem, já trouxe chuva ao estado.
Segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho, haverá chuva intensa e volumosa, a partir do Costão da Serra. Também haverá ressaca no mar, que deve se dissipar no sábado (25)
Hoje, o mar ficará agitado, resultando em ondas de direção de sudeste a leste e altura entre 3,0 e 4,0 metros em alto mar, entre as regiões do norte de Laguna ao Litoral Norte do estado. Já nas áreas mais próximas da costa a previsão é de ondas de 2,5 metros de altura.
A Defesa Civil de SC está acompanhando a formação e recomenda acompanhar as atualizações e possíveis avisos e alertas nas redes sociais e site da Defesa Civil. Leia, no corpo da matéria, Boletim Meteorológico emitido.