Com maior intensidade em regiões mais altas, intempérie trouxe prejuízos maiores a arrozais
O calor intenso registrado nas últimas semanas tem sido o responsável por eventos climáticos que resultam em prejuízos em diferentes municípios do extremo sul catarinense. Chuva intensa, vendavais e, mais recentemente, granizo foram registrados na região. Este último atingiu o interior de Jacinto Machado, prejudicando agricultura e até trabalhos de pavimentação.
Queda de granizo foi registrada durante a tarde da última quarta-feira, 8 de fevereiro, na região dos Pinheirinhos, interior de Jacinto Machado. Segundo levantamento da secretaria municipal de Agricultura, áreas mais altas, próximas à Serra Geral, foram atingidas com maior intensidade, mas foi nas áreas mais baixas que houve prejuízos aos agricultores. “De acordo com os agricultores, foram atingidas lavouras de milho, mandioca, hortaliças e, com maiores prejuízos, de arroz”, informou Roberto Abatti, secretário municipal.
Segundo explica o secretário, o arroz foi mais prejudicado por já estar em fase de formação de grãos.
Pavimentação afetada
Por conta da intensidade das pedras de gelo, servidores da secretaria de Obras que trabalhavam na pavimentação asfáltica do último trecho da rodovia de acesso aos Pinheirinhos precisaram interromper os serviços e se abrigarem. Apesar do susto, a intempérie não resultou em maiores danos.