Caro leitor, existem 3 pilares que sustentam uma empresa, seja ela de qualquer ramo, um deles é a gestão financeira e vamos falar principalmente sobre ele.
De nada adianta o seu financeiro ser todo organizado, os controles bem formatados, se você não tiver venda para colocar dinheiro em caixa. Da mesma forma não adianta ter venda e não ter capacidade produtiva para entregar ao seu cliente o que prometeu. Ou pior ainda, ter venda, capacidade produtiva e estar com o financeiro uma bagunça que o dinheiro vai embora pelos ralos.
Esses são os tipos de desafios que me deparo nas empresas, o meu trabalho como consultora é focado na gestão financeira, organizando os processos administrativos, mas principalmente trabalhando a mentalidade financeira dos gestores e de sua equipe para estarem preparados para formatar e implantar esse processo juntos.
O primeiro passo é fazer o gestor sair da visão de operação e fazer ele ter um novo olhar fora do negócio, o que normalmente acontece é que o empresário quer fazer tudo sozinho e traz para a o dia a dia os seus vícios e preferências. A verdade é que, se as respostas para os problemas da empresa fossem o que já está sendo feito, os problemas não existiriam.
Já o segundo passo está relacionado com a organização administrativa financeira, ter métricas que sejam os seus guias é fundamental. Com três controles básicos e bem simples você consegue ter a empresa sob seu domínio, são eles: contas a pagar, contas a receber e o fluxo de caixa.
Assim como acontece com um orçamento doméstico, acontece com as pequenas e grandes empresas. Se houver falta de planejamento e organização financeira, as contas no final do mês não fecham. E veja bem, não ter um sistema informatizado não deve ser a desculpa para não ter controles, você pode fazer o uso de ferramentas gratuitas como o Excel, por exemplo, contudo o sistema torna o processo muito mais prático e eficiente.
E o terceiro e último passo é qualificar as pessoas que estão na sua equipe, mais vale a pena treiná-los e eles irem trabalhar na concorrência, do que não fazer nada e eles continuarem contigo.
PLANEJAR é decidir de ANTEMÃO qual é, e como será sua VITÓRIA.