O presidente da ACAERT, Silvano Silva, apresentou na terça-feira (10), no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc a mensagem anual da radiodifusão catarinense ao parlamento destacando a atuação da entidade e de suas emissoras de rádio e televisão em prol do desenvolvimento do estado. A sessão ordinária, presidida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), vice-presidente da Casa, foi interrompida para a leitura do documento. Prestigiaram o evento os ex-presidentes da ACAERT, Ranieri Moacir Bertoli e Marcello Corrêa Petrelli, entre outros dirigentes.
A mensagem valorizou a relação institucional da ACAERT com o parlamento catarinense. “Entendemos que esta oportunidade é uma forma de aproximar ainda mais a sociedade de seus representantes, afinal são os meios essenciais de comunicação, o rádio e a tv, que servem como pontes diretas entre a Assembleia Legislativa e todos os moradores de nosso estado”.
Silvano Silva afirmou que a radiodifusão de Santa Catarina não abre mão de se posicionar perante aos grandes temas como, por exemplo, a Reforma da Previdência no estado. A entidade lançou campanha em favor das mudanças e conta com a mobilização das associadas. “Todas as emissoras doaram seus espaços publicitários em prol dessa bandeira, que não é de Governo, do Parlamento ou de qualquer segmento, mas da sociedade”.
Lembrou também da união das entidades empresariais em torno do assunto. “Todas as entidades empresariais que compõe o COFEM uniram forças com a ACAERT por uma agenda unificada de ações em prol da necessidade da reforma, que não pode ser adiada e tem que ser, no mínimo, do tamanho da reforma aprovada em nível nacional”.
O presidente da ACAERT ressaltou ainda as campanhas desenvolvidas pela entidade, tais como o “Jeito Catarinense”, a maior mobilização social realizada no estado e a mais recente de combate às fake news relacionadas ao coronavírus. “É fundamental lembrar que uma fake news pode matar, e nós como veículos de credibilidade vamos sempre combater a desinformação, sempre que for necessário, porque essa é nossa grande virtude”.
Aos deputados, o dirigente enfatizou a linha editorial das emissoras associadas de rádio e televisão e de sua proximidade com o cidadão. “ É essa proximidade com a população, com as instituições, com a sociedade que nos credenciam para liderar esses debates. Isso porque a mídia regional nunca abraçou crítica destrutiva como linha editorial, pois é um contraponto a essa abordagem. Sempre propondo discussões propositivas, ajudando a sociedade, o setor produtivo e os poderes a construírem uma sociedade a cada dia melhor. A mídia regional tem credibilidade porque está no dia a dia dos moradores dos rincões mais distantes de Santa Catarina”.
Para Silvano Silva, “a credibilidade do rádio e da tv, comprovada por pesquisas de opinião, é o maior ativo do nosso segmento, e que está à disposição de pessoas ou instituições que comunguem dos mesmos valores, que compartilhem dos nossos propósitos. Porque propósito é o grande diferencial da mídia regional.
O presidente da ACAERT destacou ainda o PENSE GRADE: PENSE RÁDIO, PENSE TV, maior movimento de valorização dos dois veículos. “Como não pensar grande se a programação das emissoras de rádio e televisão impactam o maior número de catarinenses. Como não pensar grande se nossos comunicadores são os verdadeiros e maiores influenciadores. Como não pensar grande se nossos seguidores são os mais fiéis”.