Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unesc realizaram uma visita técnica à Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) em Criciúma, na última sexta-feira (29/11). A ação faz parte de um Projeto de Curricularização da Extensão, buscando soluções paisagísticas inclusivas e acessíveis.
Este tipo de experiência prática proporciona aos alunos uma oportunidade ímpar de aplicar o conhecimento técnico em um contexto social relevante. “Além de desenvolverem habilidades no planejamento paisagístico, eles são desafiados a pensar em soluções acessíveis e empáticas, essenciais para a formação de arquitetos e urbanistas comprometidos com a inclusão”, destacou a professora coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Eyng Savi.
Acompanhados pelo professor Carlos Alberto Silva, os alunos avaliaram as condições externas da instituição para desenvolver propostas que promovam acessibilidade, bem-estar e integração com a natureza. Eles realizaram um levantamento detalhado do entorno, considerando acessos, áreas verdes e espaços de convivência, priorizando soluções terapêuticas para os assistidos pela AMA.
A Associação de Pais e Amigos de Autistas, referência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região, acolheu a iniciativa com entusiasmo. “Um projeto paisagístico bem planejado pode trazer benefícios estéticos e melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários. A parceria com a Unesc representa uma possibilidade concreta de transformar nosso espaço físico em um ambiente mais acolhedor e funcional”, ressalta a coordenadora da Associação, Mirozete Volpato Hanoff.
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados ao final do semestre e continuados no próximo, com propostas para melhorar o acesso, ampliar áreas verdes e criar espaços sensoriais adaptados. Essas ideias têm o objetivo de servir de base para futuras intervenções no local.
Agecom|Unesc