102.9 FM
102.9 FM
Sem CategoriaOperação "Reação Adversa" desarticula grupo que falsificava medicamentos e anabolizantes em SC...

Operação “Reação Adversa” desarticula grupo que falsificava medicamentos e anabolizantes em SC e GO

Quadrilha atuava com remédios adulterados, inclusive Ozempic falso; bens de luxo foram apreendidos e investigados podem responder por tentativa de homicídio

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV/DEIC), deflagrou nesta segunda-feira (26), a Operação Reação Adversa, com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso envolvido na falsificação, adulteração e comércio ilegal de medicamentos de alto valor e anabolizantes. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás e de outras unidades da DEIC.

As investigações, que começaram após a denúncia de uma vítima que sofreu graves complicações de saúde após utilizar um medicamento para emagrecimento falsificado — identificado como um Ozempic adulterado —, revelaram um esquema criminoso que operava em Jaraguá do Sul, Barra Velha e Canoinhas (SC) e também em Catalão (GO).

Segundo a Polícia Civil, o grupo comercializava anabolizantes, remédios abortivos e medicamentos não aprovados pela Anvisa, além de utilizar medicamentos vencidos com datas de validade adulteradas. Uma gráfica especializada falsificava embalagens idênticas às originais, e a venda ocorria principalmente por meio de redes sociais, com preços abaixo do mercado.

Além dos mandados de busca e apreensão, a operação também bloqueou veículos de luxo e imóveis adquiridos com o lucro obtido por meio da atividade ilegal. Os investigados poderão responder por crimes hediondos, com penas de até 15 anos de prisão, além de tentativa de homicídio com dolo eventual, dado o risco à vida das vítimas.

A Polícia Civil reforça que qualquer pessoa que tenha feito uso desses produtos ou tenha adquirido medicamentos suspeitos deve interromper o uso imediatamente e procurar a delegacia para registrar boletim de ocorrência, sem constrangimentos.

O Delegado Jeferson Prado – DLAV/ DEIC detalhou sobre as ações das equipes policiais.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias