A 4ª Competição Interclubes de Foguetes será realizada nesta quarta-feira (15), na Rua da Gente (ao lado do Parque das Nações), a partir das 13h30. O torneio reunirá cerca de 120 crianças de nove escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. A ação, promovida pelo Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, tem como tema o centenário de emancipação político-administrativa do município.
O prefeito Vagner Espindola destacou que programas como esse oferecem um aprendizado diferenciado. “Em vista disso, a educação de Criciúma segue se destacando e sendo referência nacional no ensino de astronomia e astronáutica escolar, um dos grandes diferenciais do nosso sistema de ensino”, completou o prefeito.
O projeto, que começou em 2018, foi ampliado para outros colégios e hoje conta com a orientação de seis professores. Os estudantes são incentivados a projetar e construir dois tipos de foguetes com materiais recicláveis, inspirados na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG):
- Foguete Turbinado: Avaliado pela distância percorrida no lançamento.
- Miss Foguete: Analisado pela criatividade, design, acabamento e relação com o tema do Centenário.
A secretária Municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, explicou a preparação dos alunos. “Os professores reúnem-se semanalmente no contraturno escolar, com encontros de capacitação e planejamento com os alunos, sendo que cada encontro tem duração de 1h30. E o projeto passa por dois processos. Primeiramente, os estudantes aprendem a parte teórica relacionada aos assuntos envolvendo Astronomia e Astronáutica, para, posteriormente, cada escola começar a produção do seu foguete”, completou.
A coordenadora do projeto, Vanessa Medeiros, reforçou que o evento é um momento de celebração e ciência na prática. “A competição é o momento de celebrar e compartilhar as experiências vivenciadas pelos clubistas. São estudantes da rede municipal produzindo e vivenciando a ciência na prática”, afirmou.