A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) anunciou um desconto de 4,21% nas tarifas de água e esgoto para os consumidores catarinenses. A redução passará a valer a partir das leituras de dezembro de 2025, com reflexo nas faturas que vencem em janeiro de 2026.
O governador Jorginho Mello destacou que o desconto é possível graças à boa gestão e ao lucro da empresa. “Pela primeira vez na história, a empresa está tendo lucro e com dinheiro em caixa, tá fazendo também o maior investimento em saneamento e abastecimento de água da história de Santa Catarina. Com a empresa tendo lucro, a conta ficando mais barata, o estado cresce sem aumentar imposto”, destacou o governador.
Reequilíbrio financeiro antecipado
O presidente da Casan, Edson Moritz, explicou que o desconto é resultado do reequilíbrio econômico-financeiro da Companhia, após um período de suspensão de reajustes anuais por força de uma lei estadual durante a pandemia.
“A estimativa era recuperar em 24 meses, mas com a reestruturação e ações de gestão foi possível aplicar esse desconto aos consumidores seis meses antes”, informou Moritz.
A redução foi autorizada por diversas agências reguladoras, incluindo ARESC, ARIS, AGIR e CISAM-SUL. Os consumidores serão informados sobre a medida nas faturas enviadas a partir de novembro de 2025.