Em resposta ao aumento de casos e às 20 mortes por dengue em 2025, além da confirmação dos primeiros óbitos por chikungunya, as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (SED), em parceria com a FECAM, iniciam uma grande mobilização escolar para combater as arboviroses. A ação ocorre de 27 de outubro a 8 de novembro e visa preparar o estado para o período sazonal, que favorece a proliferação do Aedes aegypti.
O foco da iniciativa é engajar toda a rede de ensino — municipal, estadual e privada — na eliminação de locais com água parada.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou a união de esforços. “Nosso objetivo é unir esforços entre Estado e municípios no enfrentamento à dengue. Vamos realizar uma mobilização nas escolas, incentivando as crianças a participarem ativamente na eliminação dos focos do mosquito. Somente com a colaboração de todos conseguiremos vencer essa doença”, afirmou.
Risco de novo sorotipo e ações de prevenção
João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), alertou para as condições climáticas favoráveis e a circulação de um novo sorotipo da dengue no estado. Essa condição eleva o risco de infecções sucessivas e de formas mais graves da doença.
Entre as ações de combate estão:
- Capacitação sobre a aplicação do Biolarvicida Regionalizado (BRI) pelas secretarias municipais de saúde.
- Inspeção das estruturas prediais das escolas, como calhas e caixas d’água, para eliminar focos.
- Ações educativas sobre prevenção, sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.
O presidente da FECAM e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, reforçou a importância da ação: “O combate à dengue em Santa Catarina exige o máximo esforço e coordenação dos nossos municípios. A FECAM apoia totalmente a mobilização nas escolas, um passo crucial para engajar crianças e famílias na eliminação dos focos do mosquito”.
A SES também está incentivando a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 16 anos, disponível em 100 municípios de diversas Regiões de Saúde do estado.












