Mais de 200 estudantes do Ensino Médio do Vale do Araranguá e região participaram das etapas classificatórias da competição “Ciência da Velocidade” no Polo da Unesc de Araranguá, nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29). O evento tem como objetivo estimular o interesse dos alunos nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por meio de um desafio prático de engenharia e automobilismo.
Durante dois dias, os estudantes projetaram, construíram e testaram minicarros movidos a gás comprimido, aplicando conhecimentos de aerodinâmica, física, química e design.
Etapas regionais e a grande final em Criciúma
Em entrevista, Dorvanil Vieira, Diretor do Polo da Unesc de Araranguá, destacou a importância do evento, que está sendo sediado pela Unesc, mas faz parte de um projeto maior que acontece em todo o estado de Santa Catarina com a participação de diversas universidades.
“Já tivemos ontem [primeiro dia] 120 estudantes e hoje [segundo dia] deve repetir esse número, se vierem todos os que estão classificados para essa etapa,” disse Vieira, que também informou que o Polo da Unesc em Araranguá oferece atualmente 21 cursos, com previsão de incluir mais 15 novos no portfólio, especialmente os semipresenciais com aulas dois dias por semana.
O Professor Felipe Zanette da Silveira, do curso de Engenharia de Materiais da Unesc, detalhou as fases da competição:
- Início: Inscrição das equipes das escolas.
- Quiz/Escolha de Capitães: Um quiz determina os alunos com maior pontuação, que se qualificam para serem capitães das equipes.
- Kits e Classificatórias: As escolas recebem kits com as peças básicas para a fabricação dos minicarros, que são então construídos pelos estudantes.
- Etapas Classificatórias Regionais: Ocorrem em diversas regiões de Santa Catarina, como Criciúma, Planalto Catarinense, Oeste e Vale do Itajaí (Blumenau), envolvendo instituições como Unesc, Uniplac, Unochapecó e FURB.
Classificação para a Final: O professor Silveira explicou que os primeiros e segundos colocados de cada classificatória regional garantem vaga na grande final.
“Hoje [segundo dia] temos 18 equipes inscritas, e duas vão se classificar. Ontem tivemos mais 17 equipes competindo, de onde já saíram dois finalistas classificados para a final.”
Grande Final: A decisão acontece no dia 22 de novembro no Nações Shopping, em Criciúma, onde os competidores disputarão uma premiação com valor global de R$ 12.000,00. O projeto conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq e Nações Shopping.
Orgulho e expectativa da equipe campeã
A emoção e o orgulho foram visíveis na fala de Ana Clara Tomé, aluna da E.E.B. de Jacinto Machado e integrante da equipe campeã da etapa.
“Muito orgulho da nossa equipe que trabalhou duro para conquistar esse lugar. A gente está muito feliz, muito ansioso para ir de novo, e é isso. Acho que a palavra que define é orgulho assim de todo mundo que trabalhou.”
Ana Clara, que tem 14 anos e estuda no 2º ano do Ensino Médio, compartilhou como foi o processo de confecção do minicarro: “A gente, com a ajuda do nosso professor, ele nos auxiliou a montar o carrinho, e eu, como líder, distribuí funções para cada um fazer. Juntos, a gente montou, pintou e decorou do nosso jeitinho.” A equipe vitoriosa era composta por cinco alunos.
Com a classificação garantida, a expectativa para a final em Criciúma é alta: “Ai, está lá em cima, né? A gente está bem esperançoso, e eu acho que a gente vai ganhar”, concluiu a estudante com otimismo.












