A Associação Comercial e Industrial de Sombrio (ACIS) promoveu na noite desta quarta-feira (29) o IV Fórum Empresarial ACIS 2025, no Sombrio Tênis Clube. O evento reuniu empresários para um programa diversificado com palestras, rodas de conversa e momentos dedicados ao networking e aprendizado.
Taíse Martins da Silva, presidente da ACIS, destacou a importância do fórum, que já está em sua quarta edição. “É uma construção que visa a junção do poder público com o poder privado, trazendo união e interação, além de discutir as necessidades de desenvolvimento da nossa cidade e do nosso empresariado, buscando soluções e recursos para os problemas”, afirmou. Ela ressaltou que o projeto é uma tradição da ACIS, iniciado pela ex-presidente Maiara.
A programação incluiu uma roda de conversa com os ganhadores do “ACIS Conecta”, uma premiação criada no ano passado para valorizar empresários e empreendedores locais que se destacam e levam o nome do município para fora. O bate-papo permitiu que eles apresentassem suas empresas, compartilhassem o impacto do prêmio e suas visões sobre o futuro.
Houve também uma apresentação cultural com o pessoal da Tocata, valorizando a cultura local. As palestras da noite foram ministradas por Marcelo Velozo, especialista no setor imobiliário, e Pedro Reis, fundador da Eskimó Sorvetes.
Pedro Reis, em sua palestra, compartilhou a trajetória da Eskimó Sorvetes desde 1981, enfatizando um ponto de virada em 1999, quando a empresa, então em situação de falência, iniciou um período de grande evolução. “Hoje temos uma empresa líder no mercado nacional e a maior fabricante de picolés da América Latina. Deus é que nos colocou aí e nos prosperou grandemente”, disse Reis.
Unesc Araranguá presente e com novidades
A Unesc Araranguá marcou presença no fórum, com o diretor do campus, Dorvanil Vieira, ressaltando a relevância da participação da universidade em eventos que impulsionam o desenvolvimento regional. “A Unesc, como universidade comunitária, quer estar sempre junto nessas ações, nesses eventos que ajudam a impulsionar, a desenvolver a cidade, a região e as pessoas”, comentou.
Vieira também anunciou novidades para os estudantes do Vale do Araranguá. A partir do próximo ano, a Unesc Araranguá terá um portfólio robusto de cursos semipresenciais, facilitando o acesso à graduação sem a necessidade de deslocamento até Criciúma. As inscrições para o próximo semestre estarão abertas a partir da próxima semana, com aulas iniciando em fevereiro.
Durante as apresentações e palestras, os participantes desfrutaram de um coffee break, patrocinado por um dos ganhadores do Prêmio ACIS Conecta, seguido de um momento de bate-papo e networking.












