Com a aproximação do Dia de Finados, neste domingo, 2 de novembro, o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância em Saúde, está intensificando a campanha de conscientização para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O alerta é direcionado especialmente aos cemitérios, que podem se tornar criadouros do mosquito devido ao acúmulo de água em vasos e enfeites.
A secretária de Saúde do município, Lucelane de Souza Antunes, destacou a importância do cuidado na visita aos túmulos, enfatizando que “cada tampinha com água pode gerar centenas de mosquitos”. Ela reforçou que “pequenas atitudes fazem uma grande diferença” na prevenção e proteção da comunidade.
Recomendações para evitar focos de dengue
A campanha orienta a população a adotar medidas simples para evitar o acúmulo de líquido:
- Vasos de Flores: Devem conter furos no fundo para escoar a água ou utilizar areia até a borda para impedir o acúmulo.
- Recipientes: Deve-se evitar o uso de pratinhos ou outros recipientes que retenham líquido.
- Limpeza: É fundamental eliminar latas, garrafas, tampinhas e garantir que caixas d’água e reservatórios estejam bem fechados.
- Flores e Enfeites: A preferência é por flores artificiais em embalagens furadas e a retirada de embalagens plásticas que possam acumular água.
Equipes em atuação no Dia de Finados
Para reforçar a campanha, que incluiu a instalação de faixas educativas, equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica estarão atuando nos cemitérios no Dia de Finados.
Entre as 7h00 e 14h00 deste domingo (02), as equipes estarão no Cemitério Municipal, no de Estação Cocal e no de Linha Torrens, conscientizando a população e avaliando os locais para eliminar possíveis criadouros do mosquito.












