O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informou que está em estado de prontidão em virtude da previsão de chuvas intensas e da possibilidade de formação de um ciclone que pode atingir a região Sul do Estado entre esta sexta-feira (07) e sábado (08). As equipes e quartéis do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), que atende as regiões da Amrec e Amesc, estão preparadas para as possíveis ocorrências.
O 4º BBM reforça que a Força-Tarefa (FT), grupo especializado para grandes desastres, está em sobreaviso. Os equipamentos de corte de árvores estão testados e abastecidos.
Prioridade de atendimento e segurança
O CBMSC reforça que lonas e materiais de apoio não serão distribuídos antes do evento climático. O material será destinado exclusivamente às famílias afetadas após a ocorrência da tempestade, garantindo atendimento ágil e organizado a quem realmente tiver danos em suas residências.
O comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, ressaltou a integração da instituição com a Defesa Civil, prefeituras e demais órgãos para a melhor resposta a possíveis desastres.
Orientação para a população
O Corpo de Bombeiros fez um alerta crucial sobre a segurança: a população deve evitar subir em telhados para colocar lonas, devido ao elevado risco de quedas e acidentes. A recomendação é usar alternativas mais seguras, como cordas longas ou varas adequadas, para posicionar o material a partir do solo.
A instituição pede ainda que a população mantenha a calma, acompanhe os canais oficiais de informação e evite áreas de risco. Em caso de emergência, o atendimento segue 24 horas pelo 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).












