O projeto Integratur, da Unesc, e representantes dos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) participaram da 37º Feira Internacional de Turismo (Festuris) de Gramado. A imersão, realizada nesta sexta-feira (7), teve como foco a troca de experiências, a ampliação de contatos e a absorção de novas práticas de inovação e comercialização turística para a região.
O Festuris 2025, um dos maiores eventos de negócios turísticos das Américas, reuniu 17 mil participantes e teve como tema “Reimaginando o Amanhã”, debatendo a integração de humanidade e tecnologia no setor.
O coordenador geral do Integratur, Paulo Priante, destacou que a participação marcou um novo patamar para o grupo. “Este é um evento consolidado, que a cada ano se renova e nos permite compreender como o trade turístico e as soluções inovadoras se estruturam. Tivemos contato com operadoras e agências renomadas, ampliando nossa visão sobre como conectar nossa oferta turística aos hubs de comercialização. Essa experiência será fundamental para fortalecer a região e atrair novos visitantes”, destacou.
Foco em experiências autênticas e conexão
A CEO do Festuris, Marta Rossi, elogiou o engajamento dos catarinenses. “É uma plataforma de conexões e vivências. Quem trabalha com turismo precisa conhecer e experimentar. Santa Catarina é um exemplo para o Brasil na busca por conhecimento, e esse grupo que veio a Gramado reforça esse compromisso em transformar o mercado local”, afirmou.
A representante do Conselho Municipal de Turismo de Siderópolis (Comtur), Lica Poltozi, ressaltou que o futuro do setor exige autenticidade e sensibilidade. “Precisamos focar cada vez mais em um turismo com experiência. Percebemos que os estandes com degustações e vivências eram os mais movimentados. Isso mostra que o visitante quer sentir, provar e se envolver com o destino. Temos uma gastronomia rica e belezas naturais, e precisamos transformar isso em experiências memoráveis”, afirmou.
Paulo Cadallóra, coordenador do Instituto Alouatta, reforçou que a imersão proporciona oxigenação de ideias. “Essa imersão do Integratur é fundamental porque proporciona oxigenação nas ideias, geração de conhecimento e troca de informações. O turismo é um grande gerador de renda e desenvolvimento, e essa experiência fortalece ainda mais nossa região”, avaliou.
O projeto Integratur
O Integratur é um projeto da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc. A iniciativa visa integrar a oferta turística regional, fortalecendo as IGRs e as associações de municípios (Amrec, Amesc, Amurel e Amures), interligadas pelas escarpas da Serra Geral. O trabalho com a Amrec prevê a execução de três trilhas de desenvolvimento entre 2025 e 2029, abrangendo doze municípios.












