A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (10), o Projeto de Lei Ordinária nº 037/2025. A medida autoriza o município a contratar uma operação de crédito de até R$ 8 milhões junto ao BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) para aderir ao Programa Estrada Boa Rural.
O programa, iniciativa do Governo de Santa Catarina, visa viabilizar a pavimentação de estradas municipais em áreas rurais, promovendo melhores condições de mobilidade, segurança e escoamento da produção agrícola.
Detalhes da obra e subsídio
Antes da votação, os secretários de Administração, Rony da Silva, e de Agricultura, André Zanette, detalharam a proposta aos vereadores. O investimento será destinado, nesta etapa, à pavimentação asfáltica de aproximadamente 6,2 quilômetros, no trecho entre a Polícia Rodoviária e Itoupaba.
A operação de crédito será subsidiada pelo Governo do Estado, que fará a equalização dos encargos financeiros e juros (conforme o Decreto nº 1.160/2025). Essa condição minimiza o impacto financeiro para o Município.
De acordo com o Executivo, a obra é estratégica para o desenvolvimento do meio rural, pois facilita o deslocamento de moradores, o transporte escolar e o acesso a serviços essenciais, além de impulsionar a economia local e o turismo.
Incentivo à inovação
Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto de Lei 038/2025, que autoriza a transferência de até R$ 10.000,00 para a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) realizar o evento “Startup Weekend”. O evento, de alcance regional, ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, com foco em inovação e empreendedorismo.












