A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou, nesta terça-feira (16), uma sessão solene para homenagear personalidades negras que se destacam por suas trajetórias de liderança e contribuição ao desenvolvimento social, cultural e econômico do estado.
A iniciativa, proposta pela Secretaria da Mulher da Alesc sob coordenação da deputada Paulinha (Podemos), integrou as ações dos 21 Dias de Ativismo. O objetivo foi conceder Moção de Aplauso e dar visibilidade a histórias fundamentais para a construção da identidade catarinense, mas que muitas vezes não ocupam o devido espaço.
Combate à invisibilidade
A deputada Paulinha destacou que o evento busca quebrar o silêncio sobre o que o povo preto edifica no estado.
“O nosso estado é multicultural, multirracial e, em muitas ocasiões, se percebe que há quase que um esquecimento (…) acerca do que edifica o povo preto para o nosso estado”, afirmou a parlamentar.
Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem a Valdeonira dos Anjos, referência da cultura negra e do carnaval, moradora do Morro do Céu. Aplaudida de pé, ela resumiu o sentimento da coletividade:
“Pra mim é muito importante esse momento, porque a nossa comunidade vive invisível. Ela custa aparecer ou ser chamada para atividades.”
Lista de Homenageados
Ao todo, líderes de diversas áreas foram reconhecidos:
Valdeonira dos Anjos
Edson Amaral (Edsoul)
Joana Célia dos Passos
Jéssica Cardoso
Janay Antunes da Fonseca
Andréia Zaida
Erer São José
Fábio Garcia
Daisy Américo
Gianne Abbott
Clauner da França
Edenice Fraga
Ana Lúcia Teixeira
Regina Santos
Marilú Lima de Oliveira
Nelson Murilo Padilha
Selma Terezinha Adão
Amanda Santos
Grupo Ação Zumbi (representado por Jussara de Assis dos Santos)












