A capital catarinense será palco, mais uma vez, do principal encontro voltado para a inovação nos setores de defesa e segurança do país. Nos dias 21 e 22 de maio, a Federação das Indústrias de SC (FIESC) promove a quarta edição da SC Expo Defense 2026. O evento, que acontecerá na sede da entidade, promete conectar a indústria, centros de pesquisa, universidades e as Forças Armadas em um ambiente de negócios estratégicos.
De acordo com a Fiesc, a programação foi desenhada para ir além da tradicional exibição de produtos. O cronograma inclui rodadas de negócios, debates de alto nível sobre soberania e tecnologia, além de oportunidades diretas de networking com tomadores de decisão.
O potencial do ecossistema catarinense
O evento busca aproveitar a vocação do estado para a tecnologia, unindo as necessidades militares e de segurança pública com a capacidade produtiva local.
“O ecossistema de inovação catarinense é muito robusto e o evento se apropria desse ambiente para fomentar novos negócios e projetos voltados ao mercado de defesa e segurança”, explica o presidente da FIESC, Gilberto Seleme.
Integração entre civis e militares
Um dos focos centrais da SC Expo Defense é a chamada “Tríplice Hélice”, que integra governo, academia e indústria. Para Cesar Olsen, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (Condefesa) da Fiesc, essa união é vital para o desenvolvimento de tecnologias críticas e resiliência nacional. Ele destaca que os avanços nesta área transbordam para o cotidiano da sociedade.
“O investimento em tecnologias de defesa fomenta a inovação em outras áreas, como sistemas, softwares ou materiais com aplicações tanto civis quanto militares, como drones, GPS, sensores e IA, satélites”, explica Olsen.
Destaque nacional em setores estratégicos
Santa Catarina já possui protagonismo em diversas frentes tecnológicas que atraem o interesse da defesa. O estado é referência no setor naval, especialmente com a construção das Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí, além de possuir projetos relevantes em biotecnologia e no setor newspace.
“A SC Expo Defense é uma iniciativa que se alinha com o desenvolvimento tecnológico dessas áreas, oferecendo uma vitrine qualificada para empresas que queiram se relacionar com o setor de defesa e segurança”, avalia Olsen.
As empresas e instituições interessadas em expor produtos ou participar das atividades podem buscar o formulário de interesse diretamente com a organização.
Serviço
O quê: SC Expo Defense 2026
Quando: 21 e 22 de maio de 2026
Onde: Sede da FIESC, em Florianópolis












