GeralAlunos do Colégio Unesc simulam viagem ao Sistema Solar

Alunos do Colégio Unesc simulam viagem ao Sistema Solar

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc participaram, na tarde desta quinta-feira (11), de uma simulação de lançamento de foguete e exploração espacial dentro da sala de aula, em Criciúma. A atividade, coordenada pela professora Diana Cunha e pela auxiliar Barbarah Giovana Buss, teve como objetivo o ensino prático de conteúdos de Geografia relacionados ao Sistema Solar, utilizando a ludicidade para facilitar a compreensão dos estudantes sobre as particularidades do universo.

Engenharia colaborativa e integração familiar

Segundo informações divulgadas pelo Colégio Unesc, a execução do projeto dependeu de uma estrutura colaborativa que envolveu diferentes disciplinas e o apoio direto dos responsáveis pelos alunos. Os capacetes, itens centrais para a ambientação da atividade, foram desenvolvidos por meio de uma parceria interdisciplinar com a professora de Arte, Suelen Guessi Mendes.

Complementando o equipamento dos estudantes, as mochilas espaciais, que representavam os tanques de oxigênio, foram confeccionadas pelas famílias em casa. Essa integração buscou fortalecer o vínculo entre a instituição de ensino e os pais, garantindo o suporte necessário para a realização da jornada pedagógica.

Aprendizado curricular imersivo

A missão teve como foco principal o aprendizado prático de Geografia, permitindo que as crianças visualizassem conceitos teóricos de forma imersiva. Durante a dinâmica, os alunos acompanharam vídeos explicativos enquanto utilizavam os materiais produzidos por eles mesmos, simulando a vivência de astronautas em missão científica.

A professora Diana Cunha explicou que o formato lúdico é fundamental para a fixação do conteúdo nessa faixa etária. “Na experiência, as crianças participaram de uma simulação em que estavam em um foguete viajando pelo espaço, utilizando os materiais confeccionados por eles mesmos. Durante o vídeo, as explicações foram repassadas de uma forma lúdica, de fácil compreensão”, destacou a docente.

Resultados pedagógicos e criatividade

O encerramento da atividade foi marcado pelo retorno simbólico dos alunos ao ambiente terrestre, consolidando o conhecimento adquirido durante a exploração. A iniciativa reforça a metodologia da instituição de buscar estratégias de ensino que superem os limites dos livros didáticos convencionais.

Para a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava, o uso da imaginação é um componente vital no processo de aprendizagem dos anos iniciais. “Às vezes, é preciso de um capacete de papelão e um empurrãozinho da imaginação para alcançar o conhecimento e as estrelas”, observou a diretora ao avaliar o impacto positivo da atividade no desenvolvimento dos pesquisadores mirins.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias