A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a suspensão da fabricação, venda, distribuição e uso de diversos produtos da marca Ypê em todo o país, conforme resolução publicada nesta quinta-feira (7). A medida atinge detergentes, sabões líquidos e desinfetantes produzidos pela empresa Química Amparo, após a identificação de falhas graves no processo produtivo que podem comprometer a segurança dos consumidores.
De acordo com a agência reguladora, a decisão foi baseada em uma avaliação técnica de risco sanitário, que apontou irregularidades em etapas críticas da produção, incluindo problemas nos sistemas de garantia de qualidade, fabricação e controle. Esses requisitos são considerados essenciais para assegurar que os produtos não ofereçam riscos à saúde.
A suspensão vale especificamente para os lotes com numeração final 1. A Anvisa também orientou que órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais intensifiquem a fiscalização para evitar a circulação desses itens no mercado.
Em nota, a Ypê informou que já havia iniciado, em novembro de 2025, um recolhimento voluntário após detectar a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em alguns lotes de lava-roupas líquidos. A empresa divulgou orientações aos consumidores sobre os riscos e os procedimentos a serem adotados caso tenham adquirido os produtos afetados.
A lista completa dos itens e lotes atingidos consta na Resolução nº 1.834/2026, publicada no Diário Oficial da União. Entre os produtos estão diferentes versões de lava-louças e lava-roupas líquidos da marca.











