A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou, na noite desta segunda-feira (11), em Florianópolis, uma sessão especial em homenagem aos 70 anos da Associação Catarinense dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc). A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), reconheceu a contribuição da entidade para a divulgação, a valorização e a memória do esporte catarinense.
Entidade representa a crônica esportiva catarinense
Segundo informações divulgadas pela Alesc, a Acesc foi fundada em 26 de julho de 1956 e reúne profissionais credenciados para coberturas esportivas nas principais praças do estado. Ao longo da trajetória, a associação acompanhou momentos marcantes do esporte catarinense e atuou na defesa de melhores condições de trabalho para jornalistas, radialistas, fotojornalistas e demais profissionais da imprensa esportiva.
Atualmente presidida pelo jornalista Polidoro Júnior, a entidade também foi reconhecida em 2026 ao dar nome ao troféu de uma etapa do Campeonato Catarinense de Futebol, a Taça Acesc.
Durante a sessão especial, foram homenageados dirigentes, representantes do grupo de fundadores, profissionais da imprensa e instituições ligadas ao esporte catarinense.
Minotto destaca papel da imprensa esportiva
Autor da homenagem, o deputado Rodrigo Minotto afirmou que a Acesc integra o patrimônio cultural e a identidade esportiva catarinense. Em sua manifestação, o parlamentar citou o jornalista Nelson Rodrigues, para quem “o futebol não se traduz em termos técnicos e táticos, mas emocionais, e quem traduz essa emoção é o cronista”.
Minotto também lembrou coberturas históricas feitas pela crônica esportiva catarinense, como a conquista da Copa do Brasil pelo Criciúma, em 1991, a trajetória de Gustavo Kuerten no tênis mundial e a cobertura do acidente aéreo que vitimou integrantes da delegação da Chapecoense e cronistas esportivos, na Colômbia, em 2016.
“Celebrar os 70 anos da entidade é valorizar a memória, o trabalho e a paixão de tantos cronistas esportivos que dedicaram suas vidas à cobertura do esporte catarinense. A imprensa esportiva tem um papel essencial na valorização dos nossos clubes, atletas e competições, aproximando o torcedor e fortalecendo o esporte em Santa Catarina”, afirmou o parlamentar.
Homenageados ressaltam história da Acesc
O jornalista Roberto Alves falou em nome dos homenageados. Considerado decano da crônica esportiva catarinense, ele destacou a importância da Acesc e de seus associados para a evolução da cobertura esportiva no estado.
Roberto Alves afirmou que a entidade reúne “gente que fez muito pelo futebol de Santa Catarina” e ressaltou a atuação da associação na busca por estrutura adequada aos profissionais. “Hoje já participamos daquele grupo que faz parte das vistorias dos estádios, o que é muito importante”, disse.
O presidente da Acesc, Polidoro Júnior, também valorizou o trabalho dos profissionais que ajudaram a manter a entidade como referência estadual. Para ele, a crônica esportiva catarinense está entre as mais atuantes do país.
“O nosso torcedor consome muito as notícias esportivas, prestigia os clubes, e gera grande audiência”, afirmou. “A Acesc se agiganta com essa sessão, que é uma homenagem estadualizada”.
Profissionais receberam reconhecimento
Entre os homenageados estiveram o presidente da Acesc, Polidoro Júnior; o vice-presidente Dante Bragatto Neto; os fundadores Maury Dal Grande Borges e Dalmiro Agapito Mafra; além de Divino Mariot, Roberto Alves, José Bonifácio Telles, João Pedro Deschamps, Giovani Martinello, Danei Luiz Tártari, Joel Bernardo, João Nassif, Ingomar Espleter e Nilton Dirceu Cachoeira Bleichvel.
Também receberam homenagem representantes de instituições esportivas, profissionais da crônica esportiva e comunicadores de diversas regiões de Santa Catarina.













