Estudantes dos nonos anos da EEB Professora Dolvina Leite de Medeiros, em Araranguá, apresentaram o Projeto Jovens Guardiões aos demais alunos da escola, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre bullying, cyberbullying, violência e segurança no ambiente escolar. A iniciativa envolveu cerca de 33 alunos dos períodos matutino e vespertino e foi desenvolvida a partir de uma pesquisa aplicada com os estudantes da unidade.
Segundo informações repassadas por Soraia Pavei Pietsch, técnica da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o projeto começou com a elaboração e aplicação de um formulário destinado a todos os alunos da escola. O levantamento buscou identificar a percepção dos estudantes sobre bullying, cyberbullying, violência física e psicológica, segurança no ambiente escolar e situações que afetam o bem-estar e a convivência entre os membros da comunidade escolar.
Projeto teve protagonismo juvenil
Alunos participaram da pesquisa e das apresentações
De acordo com o professor de Ensino Religioso, Eduardo de Jesus Paulino, a iniciativa foi marcada pelo protagonismo dos estudantes, que participaram desde a pesquisa até a apresentação dos resultados e das ações educativas.
“ A intenção é conseguir formar parcerias com outros professores para que esse projeto não pare, que os nossos estudantes possam se envolver cada vez mais nesse assunto, combatendo-o de todas as maneiras”, afirma o professor.
Após a análise dos dados coletados, os alunos participantes passaram a atuar na construção de uma intervenção educativa. A ação foi composta por palestras e momentos de diálogo voltados à prevenção da violência, à convivência respeitosa e à divulgação de canais de denúncia e proteção disponíveis para crianças e adolescentes.
Ação abordou ECA Digital e segurança online
Uso responsável da tecnologia foi tema de reflexão
A intervenção também tratou da garantia dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com destaque para o ECA Digital. O tema foi trabalhado com reflexões sobre o uso seguro, responsável e ético das tecnologias, além dos riscos do ambiente virtual e das formas de proteção contra exposição, assédio e violência online.
“ Através dessa pesquisa, nós assumimos um papel fundamental no combate ao bullying e à violência escolar”, disse o aluno João Vitor Pereira Gomes.
Para o estudante Guilherme Mota Machado, participar do projeto representa assumir responsabilidade dentro da escola no enfrentamento às diferentes formas de violência.
“Precisamos construir um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e respeitoso para todos. Escola é isso”.
Comunidade escolar reforça cultura de paz
Gestão destaca participação dos estudantes
A gestora escolar Joyce Silva Jerônimo Rochadel destacou que o Projeto Jovens Guardiões foi desenvolvido para promover a cultura da paz, fortalecer a cidadania e conscientizar a comunidade escolar sobre a prevenção da violência e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
“ Esses alunos mostraram que a transformação da escola também começa pela voz, atitude e participação dos próprios estudantes”, afirma a gestora.
Com responsabilidade, empatia e compromisso, os jovens conduziram reflexões com turmas do 4º ao 8º ano, incentivando o respeito, o diálogo e a cultura de paz dentro da escola.
“Quando os estudantes tomam a frente da mudança, a escola se torna um espaço mais humano, acolhedor e consciente para todos.”, finaliza Eduardo.












