A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo alerta para a redução dos estoques de sangue dos tipos O positivo, O negativo, A negativo e B negativo, que estão em níveis críticos nas últimas semanas. A instituição reforça o pedido para que pessoas aptas realizem doações, especialmente diante da importância dos tipos negativos em atendimentos de emergência e casos graves.
A queda nas temperaturas costuma reduzir o número de doadores nos hemocentros. Segundo a Fundação, outros fatores também têm contribuído para diminuir temporariamente a quantidade de pessoas habilitadas a doar.
De acordo com a Agência Brasil, entre as situações que exigem período de espera estão algumas vacinas. Quem recebeu a vacina contra o sarampo deve aguardar quatro semanas antes de doar sangue. Já para a vacina contra a gripe, o intervalo indicado é de 48 horas.
A compatibilidade entre o sangue do doador e o do paciente é fundamental para a realização segura de uma transfusão. Por isso, a redução de um determinado tipo sanguíneo também pode afetar o equilíbrio dos demais estoques.
A situação do O negativo é considerada especialmente preocupante pela instituição, já que esse tipo sanguíneo pode ser utilizado em transfusões para pessoas de diferentes grupos sanguíneos, conforme os protocolos médicos.
Orientação aos doadores
A Fundação Pró-Sangue orienta que pessoas que ainda não receberam a vacina contra o sarampo e estejam aptas a doar considerem realizar a doação antes da vacinação, respeitando os critérios estabelecidos para a coleta.
Atualmente, as doações podem ser realizadas nos postos Clínicas, Dante Pazzanese, Mandaqui, Osasco e Barueri. O agendamento não é obrigatório, mas pode ser feito pelo site oficial da Fundação Pró-Sangue para facilitar o atendimento.
Podem doar pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, devidamente alimentadas e portando documento oficial com foto. Quem estiver com gripe ou resfriado deve esperar a recuperação completa e cumprir o período de impedimento indicado antes da doação.












