A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (28) o registro do Kyinsu, da Novo Nordisk, medicamento destinado ao tratamento do diabetes tipo 2 que combina insulina icodeca e semaglutida em uma única aplicação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O registro foi concedido como produto biológico novo biotecnológico à Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda. O medicamento é indicado principalmente para pacientes cujo diabetes tipo 2 não é controlado adequadamente com insulina basal, de acordo com informações da European Medicines Agency (EMA).
Aplicação uma vez por semana
O Kyinsu reúne dois princípios ativos. A insulina icodeca é um análogo de insulina desenvolvido para aplicação semanal, em vez das aplicações diárias de insulina basal. Já a semaglutida atua de forma semelhante ao hormônio GLP-1 e é utilizada no controle do diabetes, além de estar associada à perda de peso.
De acordo com a Agência Brasil, o medicamento será disponibilizado em apresentações destinadas à aplicação por meio de caneta. Conforme as informações da EMA, a aplicação é feita uma vez por semana por injeção subcutânea, podendo ocorrer na coxa, no braço ou no abdômen.
Seis apresentações
A resolução da Anvisa registra seis apresentações do Kyinsu. Duas delas contêm 300 unidades de insulina icodeca e 0,86 mg de semaglutida em 0,43 ml de solução. As versões utilizam sistema aplicador, sendo que uma delas acompanha seis agulhas.
As outras quatro apresentações possuem concentração de 700 unidades/ml de insulina icodeca e 2 mg/ml de semaglutida, disponíveis em cartuchos de 1 ml ou 1,5 ml. Algumas versões incluem nove agulhas.
O registro concedido pela Anvisa tem validade até setembro de 2036, enquanto as apresentações do medicamento possuem prazo de validade de 36 meses.












