GeralCriciúma divulga calendário de matrículas para 2027

Criciúma divulga calendário de matrículas para 2027

A Prefeitura de Criciúma divulgou, nesta semana, o edital com as regras e os prazos para rematrículas, transferências e ingresso de novos estudantes na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2027. O documento abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com etapas específicas para cada situação escolar.

O processo tem como objetivo organizar a distribuição das vagas, orientar as famílias e permitir o planejamento da oferta de ensino no próximo ano. O edital foi apresentado pelo Município com orientações sobre continuidade dos estudos, lista de espera, remanejamento interno e efetivação das matrículas.

Rematrículas vão até 16 de outubro

Entre os dias 8 e 16 de outubro de 2026, as escolas realizarão automaticamente a rematrícula dos estudantes que permanecerão na mesma unidade e terão continuidade garantida para o próximo ano ou etapa.

Durante esse período, os responsáveis deverão conferir e atualizar os dados cadastrais, incluindo endereço, telefones, contatos, local de trabalho dos responsáveis, documentos pessoais em caso de alterações, informações de saúde e declaração de vacinação atualizada.

Continuidade dos estudos em outra unidade

Para crianças e estudantes matriculados em escolas que não oferecem a etapa seguinte em 2027, a unidade de origem consultará as famílias até 16 de outubro sobre as opções de continuidade.

Os responsáveis poderão indicar até três escolas municipais de preferência. A organização e os chamamentos dessa etapa estão previstos para ocorrer entre 19 e 30 de outubro, conforme a disponibilidade de vagas.

Inscrição para novas vagas começa em novembro

As famílias que buscam vagas para novos estudantes poderão fazer a inscrição na lista de espera entre 3 e 17 de novembro de 2026. O procedimento estará disponível pela internet, no endereço criciuma.sc.gov.br/pre-matricula, ou presencialmente nas unidades municipais de ensino.

A inscrição não garante a matrícula. A classificação seguirá os critérios definidos no edital, com pontuação para condições como proximidade da residência, existência de irmãos matriculados na unidade pretendida, deficiência, acompanhamento pelo CRAS ou CREAS, vulnerabilidade social e ausência de matrícula assegurada para 2027.

A classificação inicial será divulgada às 8h do dia 18 de novembro. Os recursos poderão ser apresentados nos dias 18 e 19 de novembro. A classificação final e o início das chamadas para matrícula estão previstos para 23 de novembro.

Após a convocação, os responsáveis terão cinco dias úteis para efetivar a matrícula. As inscrições serão reabertas a partir das 8h de 21 de dezembro e permanecerão disponíveis durante o atendimento do ano letivo de 2027.

Matrículas na EJA começam em fevereiro

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os pedidos de novas matrículas poderão ser feitos a partir de 1º de fevereiro de 2027, diretamente nas unidades municipais que oferecem a modalidade.

Diferentemente das demais etapas de ingresso, a EJA não terá lista de espera. As matrículas poderão ser realizadas ao longo do ano letivo, conforme a oferta disponível.

Confira o cronograma

  • Rematrículas: de 8 a 16 de outubro de 2026;
  • Consulta para continuidade dos estudos: até 16 de outubro;
  • Organização e chamamentos para continuidade: de 19 a 30 de outubro;
  • Inscrição na lista de espera para novas vagas: de 3 a 17 de novembro;
  • Divulgação da classificação inicial: 18 de novembro, às 8h;
  • Prazo para recursos: 18 e 19 de novembro;
  • Classificação final e início das chamadas: 23 de novembro;
  • Prazo para matrícula após convocação: cinco dias úteis;
  • Reabertura das inscrições: a partir das 8h de 21 de dezembro;
  • Novas matrículas na EJA: a partir de 1º de fevereiro de 2027.

As famílias podem consultar as orientações e acompanhar as informações sobre a lista de espera pelo portal oficial de pré-matrícula da Prefeitura de Criciúma.

Relacionados

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias