A semana foi de imersão profissional para os acadêmicos do curso de Design da Unesc. Nos dias 15 e 16 de dezembro (segunda e terça-feira), estudantes da 2ª e 4ª fases apresentaram o resultado de um semestre de trabalho desenvolvido a partir de briefings reais de grandes empresas do setor, como Dexco, Torrecid e Deca.
A iniciativa busca conectar a sala de aula com a indústria, permitindo que os alunos vivenciem desafios práticos do mercado. Segundo o professor Haron Fabre, o nível das entregas surpreendeu:
“Esta prática metodológica é inovadora e poucas escolas de design conseguem praticar (…) Neste semestre, tivemos o melhor resultado dos últimos 13 anos.”
Tecnologia e Criatividade
As apresentações foram divididas por fases e focos de atuação:
4ª Fase (Design de Superfícies): Apresentaram propostas para a Dexco e Torrecid na segunda-feira (15).
2ª Fase (Metais Sanitários): Desenvolveram oito propostas para a Deca (Grupo Dexco), apresentadas na terça-feira (16).
Os alunos uniram o tradicional ao tecnológico. As propostas de metais sanitários, por exemplo, contaram com modelos físicos em escala real produzidos no Lab Design do Iparque Unesc, além do uso de modelagem 3D e Inteligência Artificial para a representação dos conceitos.
Aprovação do Mercado
A gerente do Design Office Dexco, Marcele Brunel, participou da banca avaliadora e elogiou a parceria. Para ela, a iniciativa consolida um modelo de ensino que prepara os acadêmicos para os desafios reais da profissão, alinhando a formação às necessidades do setor produtivo.












