O mês de agosto está sendo dedicado ao “Agosto Laranja”, período no qual são realizadas ações de conscientização e prevenção às deficiências, com abordagem em deficiências: físicas, mentais, auditivas, visuais ou múltiplas, de caráter transitório ou permanente, bem como suas causas.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% das deficiências podem ser evitadas. Antes de engravidar, durante a gestação e na hora do parto é necessário tomar os seguintes cuidados: pré-concepcionais, pré-natais, peri-natais e pós-natais. Em entrevista exclusiva ao Jornal Amorim Marli da APAE de Sombrio falou da importância do teste do pezinho: “O teste é uma das principais formas de diagnosticar precocemente seis doenças. A família deve levar o recém-nascido a uma unidade de saúde preferencialmente entre o 3° e o 5° dia de vida, é gratuito e apesar de muitos bebês chorarem durante o exame, por conta da picadinha no calcanhar, não é um exame que traz risco a criança. É muito importante as mães levarem os filhos para fazer”. As vacinas da rubéola e tétano também precisam ser feitas, pois estas doenças causam má formação como cegueira, deficiência mental, motora e auditiva. Orienta-se também evitar casamentos entre parentes, fazer exames de sangue para detectar sífilis e toxoplasmose.
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) está trabalhando com palestras de conscientização, atuando em parceria com a secretaria de saúde orientando famílias e a sociedade em um todo sobre cuidados importantes que a população precisa ter. Além disso uma programação muito especial está sendo feita para os alunos e familiares neste mês de agosto. Dia 19 acontecerá a “Caminhada Laranja” pelas ruas da cidade com o tema “Conscientização sobre prevenção de deficiências”. Dia 20 os alunos farão um passeio no quartel da CPT (Companhia de Patrulhamento Tático) do 9º BPM de Criciúma.
Dia 21 haverá momento de reflexão com Pra Marcela Souza e visita a exposição de artes no Center Shopping de Araranguá. Dia 22 é a vez dos alunos participarem dos Parajogos, no dia 23 receberão a vista dos Doutores da Vida e terão momentos de espiritualidade com Padre Antônio Mendes. No dia 26 receberão visitas das escolas municipais e estaduais. Dia 27 acontece o dia de ação social com cuidados e orientações nas áreas de saúde, beleza e assistência social. O encerramento ocorre dia 28 com o Bailinho da APAE na cidade de Santa Rosa do Sul.