Alunos começam a frequentar aulas virtuais no Estado

Desde ontem (6) estão sendo implementadas aulas a distância durante a quarentena para os 540 mil estudantes da rede estadual de Santa Catarina. A estrutura de ensino, detalhes sobre a viabilização do projeto e critérios de avaliação dos estudantes ainda não foram divulgados. As aulas na redes pública e privada estão suspensas desde o dia 19 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED), os professores estão recebendo capacitação para adaptarem os planos de ensino ao modelo online, além de contar com o site “Recursos de Aprendizagem”, disponibilizado pela secretaria.

Desde o fim de março, atividades educativas estão disponibilizadas aos alunos no site da Secretaria da Educação. Por causa do isolamento social, não há previsão de quando as aulas presenciais serão retomadas.

Dos 540 mil estudantes que hoje frequentam a rede estadual de ensino no estado, 18% não tem acesso à internet, conforme informado pela Secretaria da Educação. Para esses estudantes, a secretaria disse que serão entregues atividades e será utilizada comunicação por SMS.

O professor José Antônio Tiscoski, o Jusa, diretor da Escola de Ensino Médio Macário Borba, de Sombrio, a Escola Jovem, comemora o empenho e a dedicação dos professores. “Eles estão trabalhando de uma forma elogiável, uns apoiando os outros, porque alguns tem mais dificuldade no ambiente digital”, conta. Segundo ele, dos 692 alunos da escola, poucos são os que não tem acesso à internet – no último levantamento, eram 29 -, e estes deverão se dirigir até a escola para receber o material de consulta e exercícios para avaliação.

“Na Jovem, o conteúdo foi dividido em duas disciplinas por dia, de segunda a quarta, e três por dia na quinta e sexta, para os professores terem o tempo estante para preparar o material e sanar eventuais dúvidas dos alunos”, explica Tiscoski.

O aluno da turma 3.1, Ruan da Silva da Rosa (20 anos), está reaprendendo a estudar. “Tudo que está acontecendo com a gente é uma nova experiência. Eu imagino que nenhum dos alunos da Escola Jovem já passaram por isso. Estudar via internet, em casa, no sistema que a gente está usando – um sistema do Google – é super fácil de aprender e prático pode ser usado pelo computador ou um aplicativo”, fala.

Ruan salienta a proatividade da direção e professores da escola e a utilização de diversos canais para não deixar os alunos com dúvidas. “A escola está disponibilizando cópias das atividades para alunos que não tem nem computador, nem celular, muito menos internet em casa e toda segunda-feira o aluno pode ir na escola que as atividaades estarão lá a partir do dia 13”, avisa.