Alípio da Silva Córdoba, nasceu no dia 29 de setembro de 1917 em São Francisco de Paula – RS, mais conhecido como “Tio Alípio”, foi criado na lida do campo desde os 8 anos, onde ajudava seu pai com a tropa de burros trazendo mercadorias até Santa Catarina e levando daqui artigos que não encontravam no Rio Grande do Sul. Aos 14 anos de idade Tio Alípio perdeu o seu pai. Sendo o mais velho da família, ainda adolescente tomou para si a obrigação de ajudar na criação e sustento de 9 irmãos, fazendo vários trabalhos até no período da madrugada. Em suas “andanças” Tio Alípio lembra das dificuldades de locomoção entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “As estradas eram apenas um carreiro onde mal passava os burros e os cavalos, foram tempos de muita dificuldade”. Aos 102 anos lembra que já laçava e participava de rodeios, algo que fazia com muita maestria.
Aos 24 anos de idade na cidade de Nova Veneza, Tio Alípio começou a namorar Maria Mezzari filha de pais Italianos que lhe chamou muito a atenção, não demorou muito ele pediu a mão da moça em casamento. Tempo depois a guerra mundial o fez ser chamado para o alistamento militar.
Nascido e criado trabalhando com gado Tio Alípio voltou do Exército pra fazer aquilo que mais gostava, agora de volta ao lar junto com sua esposa e filhos: Léa, Ari, Enir, Angelina, Rosa, Breno, Lúcia e Valdeci reunidos em Santa Catarina Tio Alípio juntou mais 5 amigos e fundou o CTG Sul Catarinense, durante muitas vezes foi o patrão do CTG, algo que lhe orgulha profundamente. Tio Alípio conta que parou de laçar há 6 anos atrás devido a sua idade, mas orgulhosamente conta que foi o campeão de laço de Santa Catarina, e que o amor e a tradição ainda batem forte em seu peito.
Através deste amor pelas tradições gaúchas conheceu muitas pessoas, fez muitos amigos e clientes aos quais vendia e comprava cavalos, que ele mesmo trazia do Rio Grande do Sul. Hoje aos seus 102 anos Tio Alípio se sente realizado. Morador do minicípio de Sombrio há mais de 50 anos, no último domingo 29 de setembro completou esta data em uma comemoração muito especial, rodeado da família e amigos e deixa uma mensagem a todos quando questionado sobre qual o segredo de alcançar a idade de 102 anos? “O segredo de chegar a esta idade é ter muitos amigos! ”