AMESC decide seguir na esfera municipal o decreto do Estado

Em reunião, realizada da tarde de ontem, na sede da Associação do Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina, em Araranguá, com a presença dos prefeitos dos quinze municípios que compõem a entidade, eles buscaram traçar um plano de combate e uma forma conjunta de proceder ante a pandemia anunciada do coronavírus.

Decidiram seguir do decreto do governador Carlos Moisés, que regra situações de proibição, fechamento de escolas, creches e toma outras providências. “A decisão foi tomada em conjunto, para tentar fazer com que não haja propagação desse vírus, que aliás, na região não há nenhum caso. Fizemos isso, para nos antecedermos a qualquer eventual caso que venha a acontecer”, disse o prefeito de Balneário Gaivota, Ronaldo Pereira.

Também decidiu-se a formação de um comitê dos secretários municipais de saúde, para que se tenha sempre atualizadas as informações sobre a doença, em cada município, para que haja controle sobre a procura nos postos de saúde e hospitais. Ele ainda afirma que as pessoas busquem canais confiáveis de informação, como o site oficial http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/ e o fone 136. A associação vai elaborar um informativo, buscando levar até a população, com clareza, todas as formas de procedimentos que devem ser adotados à partir de agora.

A Coordenadora Macrorregional de Saúde de Criciúma, Izabel Scarabelot Medeiros, definiu a situação como delicada, mas afirmou que todos os hospitais da região, tem todas as condições de atender qualquer caso suspeito e mesmo os confirmados da doença, não sendo necessário deslocamento imediato às maiores cidades.