O Brasil garantiu um destaque brilhante no skate park dos Jogos Olímpicos Paris 2024, com três representantes avançando para a final da competição. Pedro Barros, medalhista de prata em Tóquio 2020, Augusto Akio e Luigi Cini foram os skatistas que se destacaram entre os oito melhores de um total de 22 competidores nas eliminatórias realizadas nesta quarta-feira (7), na Praça de La Concorde. As finais estão agendadas para começar às 12h30 (de Brasília).
Pedro Barros, com 29 anos, é o veterano da equipe brasileira. Além de sua medalha olímpica em Tóquio, Pedro é campeão mundial e possui mais de seis medalhas de ouro nos X-Games.
“Chegar até aqui não foi fácil, pois o nível do skate está altíssimo. Depois de Tóquio, me desconectei um pouco do skate e da minha forma física. Reconectar-me com esse parceiro de vida é uma grande conquista para mim. Estar aqui e inspirar a juventude é o que mais importa”, comentou o curitibano. “Na final, meu objetivo é dar o meu melhor. Quero fazer um show e mostrar tudo o que eu posso. Se eu conseguir isso, já estarei satisfeito”, completou o medalhista olímpico.
Durante as eliminatórias, os skatistas realizaram três voltas de 45 segundos cada, com a melhor nota entre as três sendo utilizada para a pontuação final. Pedro Barros obteve uma nota de 89.24, classificando-se em sexto lugar. Luigi Cini fez 89.10, e Augusto Akio, com 88.79, asseguraram o sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
Augusto Akio, que ficou em segundo lugar no Mundial de 2022 e conquistou a prata nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, também está confiante para a final.
“Foi uma sensação incrível sentir o apoio do público brasileiro e de pessoas de todo o mundo. É uma honra representar nossa nação aqui”, afirmou Augusto. “Na final, vou apresentar um skate do mais alto nível. Todo mundo vai estar com o skate no pé e andando muito bem, e eu não vou ser diferente”, prometeu o atleta, conhecido como Japa entre amigos.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil