O Brasil mostrou sua força ao vencer a Espanha por 4 a 2 nas semifinais do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, garantindo sua vaga na final após uma ausência de 16 anos. Na última vez que a seleção disputou uma decisão olímpica, Marta tinha apenas 22 anos e agora, como a única remanescente daquela geração, ela assistiu ao jogo das arquibancadas do Estádio de Marselha devido a uma suspensão. A Rainha viu suas companheiras honrarem a amarelinha com uma performance memorável, vingando a derrota na fase de grupos com uma exibição sólida.
Os gols da vitória brasileira foram marcados por um gol contra de Irene Paredes, além de Gabi Portilho, Adriana e Kerolin, enquanto Duda Sampaio e Paralluelo descontaram para as espanholas. O Brasil controlou a partida com uma defesa sólida e um ataque eficiente.
Na terceira final olímpica da seleção, o adversário será, novamente, os Estados Unidos, em um reencontro marcado por uma rivalidade histórica. A partida está agendada para sábado, 10, às 12h (de Brasília), após as americanas derrotarem a Alemanha por 1 a 0.
“Vai ser um jogo muito difícil, como todos que jogamos. Mas crescemos muito e sabemos da nossa força. Estamos jogando por nossas famílias e pelos nossos sonhos. Isso está sendo histórico e será ainda mais”, disse a atacante Gabi Portilho, que marcou um dos gols da vitória.
Primeiro Tempo Dominante
O Brasil iniciou a partida com algumas alterações em relação ao jogo anterior, devido a lesões. Yaya substituiu Tamires, Priscila entrou no lugar de Rafaelle, e Luciana assumiu a posição de Tainá. A ausência de Marta foi sentida, mas a seleção adaptou sua estratégia, adotando uma pressão alta que deu resultado logo no início da partida. A goleira espanhola, Cata Coll, saiu mal e, após um desvio de Priscila, a bola entrou, colocando o Brasil em vantagem.
A Espanha, atrás no placar, pressionou em busca do empate, mas a defesa brasileira se mostrou sólida, com Lorena fazendo boas intervenções. O Brasil teve várias oportunidades, destacando-se um lindo lançamento de Yaya para Priscila, que não conseguiu ampliar. No entanto, no último minuto do primeiro tempo, Gabi Portilho anotou o segundo gol após um cruzamento perfeito de Yasmin.
Brasil Mantém o Controle na Etapa Final
No segundo tempo, a Espanha fez alterações para tentar reagir, mas o Brasil permaneceu no controle. Ludmilla quase ampliou, e a pressão da Espanha resultou em chutes perigosos, mas a defesa brasileira se manteve firme. O terceiro gol do Brasil veio em um contra-ataque rápido, com Gabi Portilho tocando para Adriana, que, após um rebote, fez 3 a 0.
Apesar do esforço espanhol e de um gol de cabeça de Paralluelo que reduziu a diferença, o Brasil não se abalou. Kerolin aproveitou uma falha na defesa adversária para fazer o quarto gol, e, embora Paralluelo tenha marcado novamente, o placar final foi 4 a 2, garantindo a medalha olímpica para o Brasil.
“Jogamos de maneira diferente do que na fase de grupos. Poderia ter feito mais gols, mas estou muito orgulhosa de chegarmos à final. Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei isso”, afirmou Gabi Portilho.
Escalação Final:
Lorena, Lauren (Kerolin), Tarciane, Thais, Yasmin, Ludmilla (Adriana), Yaya, Angelina (Duda Sampaio), Gabi Portilho, Jheniffer, Priscila (Gabi Nunes).
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil