Março começou com uma novidade no quadro de vereadores do Legislativo sombriense. Ocupando atualmente a primeira suplência, Carlos Vagner dos Santos (Cacai) Amorim assumiu oficialmente a função de vereador na tarde desta segunda-feira, 2 de março. Mais tarde, às 18h30min, participou de sua primeira sessão ocupando uma das cadeiras da Câmara (veja na página 05).
Em solenidade interna, realizada na sala do presidente às 14h30min desta segunda, Cacai Amorim foi oficialmente empossado na função de vereador do Poder Legislativo de Sombrio. “Uma de minhas metas de vida, que pretendo desempenhar com muita determinação e respeito”, declarou o mais novo membro da Câmara.
A posse deu-se após leitura e assinatura da ata pelo presidente Fernando da Silva Pereira, do secretário Jairo Adriano Freitas e de Carlos Vagner dos Santos Amorim. Entre os presentes, vereadores e servidores da Câmara.
Diretor Técnico do Hospital São Judas Tadeu deixa a função e emite nota de agradecimento
O médico Dr. Sandro Effting emitiu nota de agradecimento neste domingo, após encerrar um período de quase dez anos à frente da direção técnica do Hospital São Judas Tadeu de Meleiro. Em nota, o médico declarou: “Uma oportunidade somente poderá ser aproveitada se você acreditar que a partir dela, coisas melhores virão. A cada dia surgem novos desafios e são eles que nos impulsionam ao crescimento, a superação e a busca de novos ideais. Depois de quase 10 anos atuando como Diretor Técnico do Hospital São Judas Tadeu em Meleiro, chega o momento de agradecer pela parceria durante toda esta trajetória de sucesso.
Não há dever mais urgente que o de agradecer e por isso, registro meu profundo agradecimento à toda comunidade que faz parte da Associação Comunitária São Judas Tadeu, aos colegas médicos, equipe de enfermagem, direção e em especial aos pacientes e amigos, pois ao longo deste período tive o prazer de conhecer grandes pessoas e colecionar amigos.
Decorridos quase 10 anos de muita dedicação ao Hospital São Judas Tadeu, acredito ter inteiramente cumprido o propósito inicial, que sempre foi o comprometimento com tão nobre causa, a de promover a saúde e mitigar a doença, com prevalência no atendimento de qualidade. Fico muito feliz em ter auxiliado a comandar uma verdadeira revolução no Hospital nesta última década. Ações que culminaram com o crescimento, a expansão da unidade hospitalar que agora é referência em atendimento de qualidade na área da saúde no Extremo Sul de Santa Catarina.
Foram muitas aquisições e melhorias, entre elas recordo da instalação do primeiro ventilador mecânico, o reaparelhamento das salas cirúrgicas, a aquisição de um raio X digital, implantação do sistema de internistas, a aquisição de aparelho de vídeo-cirurgia, a compra do arco cirúrgico e tantas outras inovações que tive o privilégio de poder contribuir.
A trajetória de luta, união e conquistas, o esforço conjunto da direção e comunidade permitiu a construção de um hospital modelo, referência para Santa Catarina. O projeto minucioso que colaborou para este crescimento demonstra os reflexos de uma gestão moderna onde a inovação sempre foi prioridade. Me despeço da função com a certeza do objetivo cumprido e de ter contribuído para o avanço e o crescimento do Hospital São Judas Tadeu.”
Legislativo quer informações claras sobre obras no município
Foi aprovado e segue para sanção do prefeito projeto de lei que torna obrigatória a identificação de todas as obras realizadas pelo poder público municipal. O PL 006/2020 pretende que haja informações claras sobre as origens do recurso utilizado, destinação, valores investidos e prazos para o seu início e término, de modo a permitir que o cidadão também possa ser um fiscalizador da aplicação dos impostos.
Em sessão realizada na última semana, o projeto de lei 006/2020 foi aprovado de forma unânime pelos vereadores presentes. Proposto pelos vereadores Fernando da Silva Pereira, José Eraldo Soares, Edson Martins da Rosa, Jairo Adriano Freitas, Juvenil Manoel Colares e Vilmar Daminelli, o PL determina que seja uma obrigação a identificação completa de todas as obras realizadas pelo Executivo municipal, em parceria ou não, através de placas padronizadas, nos moldes que já acontece com obras do governo federal (imagem).
De acordo com o projeto de lei, as placas deverão informar identificação da obra (ex.: escola, posto de saúde, etc.), entidade executora, custo total da obra, data de início e data prevista para conclusão, dimensões, responsável técnico, convênios (conforme exigências da entidade), telefone do órgão responsável pela fiscalização da obra, fonte da receita do valor a ser investido.
As placas deverão medir no mínimo, 2 metros de comprimento por 1,5 metro de altura.
Já aprovado em segundo turno na Câmara de Vereadores, o PL 006/2020 segue para a prefeitura, onde pode ser sancionado, passando a vigorar como lei municipal, ou vetado, devendo ser remetido de volta ao Legislativo.
Imagem anexa: Exemplo de identificação de obras utilizado pelos órgãos do governo federal