A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma celebrou seus 60 anos de atuação com uma solenidade realizada na sexta-feira (4), em Criciúma, que reuniu empresários, autoridades, associados e representantes da comunidade. A programação destacou pessoas que contribuíram para a trajetória da entidade e para o fortalecimento do associativismo e do desenvolvimento econômico do município.
Criada em 1966, a CDL chega às seis décadas de história destacando a participação de diferentes gerações de lideranças empresariais. Entre os presentes na solenidade esteve o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
Para a presidente da entidade, Andréa Gazzola Salvalaggio, a comemoração representa o reconhecimento coletivo daqueles que participaram da construção da CDL ao longo dos anos.
“Completar 60 anos é um marco que nos enche de orgulho. Esta trajetória foi construída por muitas pessoas que acreditaram na força do associativismo e contribuíram para tornar a CDL uma entidade representativa, respeitada e comprometida com o desenvolvimento de Criciúma”, afirmou.
Ex-presidentes são homenageados
Um dos destaques da cerimônia foi a homenagem a quatro ex-presidentes que estiveram à frente da CDL em diferentes períodos. Receberam reconhecimento Júlio Apolônio Wessler, presidente nas gestões de 1982, 1983 e 1984; José Sérgio Búrigo, que comandou a entidade entre 1997 e 2000; Tiago Colonetti Marangoni, presidente em 2021 e 2022; e André Luiz Santiago de Castro, que exerceu a função entre 2023 e 2024.
A entidade também reconheceu Maricelma Vieira Campos, colaboradora que integra a equipe desde 1991 e é a funcionária mais antiga da CDL de Criciúma. Ao longo de mais de três décadas, ela acompanhou mudanças, diferentes administrações e importantes momentos da instituição.
Maricelma destacou o significado da homenagem e lembrou que a CDL foi seu primeiro emprego.
“Quando entrei na CDL, em 1991, não imaginava que construiria aqui grande parte da minha trajetória profissional. Este foi o meu primeiro emprego e, ao longo dos anos, acompanhei muitas transformações, diferentes gestões e conheci pessoas que deixaram sua marca na entidade”, relatou.
Programação teve fé e música
A celebração também contou com um momento de reflexão e bênção conduzido pelo padre Carlos Della. A atividade ressaltou valores como união e gratidão durante a comemoração.
O público ainda acompanhou uma apresentação do Coral do Bairro da Juventude, que integrou a programação especial dos 60 anos e encerrou a solenidade em clima de celebração.
Ao marcar seis décadas de atuação, a CDL de Criciúma reforçou a importância das lideranças, colaboradores e empresários que participaram de sua trajetória desde 1966.













