Qualificação profissional é defendida pelo vice-prefeito de Turvo

Edson Jair Dagostin Pisca, vice-prefeito de Turvo, esteve reunido com a equipe técnica e a direção da Faculdade FVA – Faculdade do Vale do Araranguá, em busca de projetos para futuras instalações do primeiro polo da Universidade no Vale. Turvo foi o município escolhido pela FVA para implantação de uma extensão com cursos técnicos que irá garantir a qualificação profissional da população. O polo oferta mais de 10 cursos para quase 600 alunos atualmente. A ideia de levar o primeiro polo para Turvo, foi em virtude do seu reconhecimento como um município em grande desenvolvimento no Extremo Sul.

“Precisamos dar oportunidade para que a nossa população tenha a sua qualificação e ensino. Somos parceiros destas ações porque acreditamos que o mercado de trabalho precise de oferta e mão de obra com qualidade. A FVA será muito benvinda em Turvo”, disse Pisca. A Administração Municipal estará avaliando a possibilidade de parceria comunitária junto a Universidade, e também, avaliando as condições legais da instalação do espaço.

 

Cacai, vereador, já faz História em Sombrio

Podem dizer que é puxação e tal, afinal o cara é meu empregador. Mas tem-se que dar o braço a torcer. Na primeira semana como vereador, o empresário fez um balanço de sua atuação, que publicou em sua página pessoal do Facebook: Foram três requerimentos e cinco indicações de solicitações das comunidades de Januária, Nova Brasília, São José, São Camilo, Furnas, São Francisco, São Pedro, São Luiz, “de obras e ações que irão beneficiar e aumentar a qualidade de vida de nosso povo. Muito obrigado colegas vereadores pela aprovação por unanimidade de todos”, comemora.

Mais Cacai

Em reunião em Florianópolis, no do dia de ontem (10), com deputado Zé Milton, para viabilizar recursos para equacionar as finanças do Lar do idoso São José. “Precisamos ter as certidões negativas em dia e o Cebas (Certificado de Entidade de Beneficência e Assistência Social. Isso quem tem que providenciar é o contador da entidade”, diz Amorim. Zé Milton assumiu compromisso de viabilizar os recursos, e a prefeita em exercício de Sombrio, Gislaine Cunha se comprometeu em, desde que preenchidos os requisitos legais, viabilizar o convênio.

 

Estacionamento diferenciado para autistas pode virar lei

As placas de estacionamento preferencial utilizadas para pessoas portadoras de deficiência é tema de projeto apresentado pela deputada Ada de Luca. O Projeto de Lei 0042.0/2020 prevê que estabelecimentos públicos e privados disponibilizem vagas de estacionamento preferenciais, reservadas a pessoas com deficiência, acrescentando nas placas já existentes o símbolo mundial do espectro autista.

“Nosso objetivo é divulgar amplamente esse direito já garantido aos Portadores de TEA (transtorno do Espectro Autista) e quando necessário aos seus cuidadores. Além disso estaremos facilitando o deslocamento e a inclusão social”, explica a parlamentar.

O projeto prevê ainda, que caso haja necessidade o Governo do Estado poderá trazer requisitos para identificação dos veículos que poderão utilizar as vagas preferenciais.
Segundo a Lei Federal nº 12.764 de 2012, as pessoas com Espectro Autista são consideradas pessoas com deficiência faltando apenas a propaganda desse direito a ser divulgado a partir da aprovação da proposta. O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa e deve ser votado ainda nesse semestre.