O estado de Santa Catarina segue com orientações do governo para que as pessoas que precisam sair de casa façam o uso de máscaras. Acessório este que antes era usado apenas por profissionais da saúde ou por quem estava enfermo passou agora a ser indicado para toda população.
Na região muitas blogueiras já estão postando fotos com o look do dia e da mascara do dia, objeto necessário para proteção e que também tem sido usado de forma criativa com muitas estampas divertidas por muitas pessoas. As mascas também sido fonte de renda para muitas pessoas que estão em casa nesse tempo de pandemia do coronavírus e resolveram criar, vender, e ter uma renda exta. Há também aqueles que sensibilizados com a causa resolveram fabricar para doar e auxiliar na prevenção.
Conforme portaria do governo, as máscaras de tecido devem ser substituídas a cada quatro horas (duas horas no caso de pessoa com tosse ou espirros frequentes) ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, os estabelecimentos que reabriram também estão obrigados a publicar, em um local visível, quais são as regras que precisam ser adotadas no local. “Essa medida permitirá que o próprio cidadão possa verificar se as obrigações estão sendo cumpridas”.
A obrigação também se aplica aos motoristas de táxi ou transporte por aplicativo. Estes devem, além de usar máscara, manter as janelas do carro abertas, intensificar a limpeza do veículo e do sistema de ar condicionado e disponibilizar álcool 70% no interior do automóvel.
Além do uso de máscara em caso de necessidade de sair de casa, a portaria orienta a higienização das mãos com álcool 70% sempre que possível, não tocar na máscara e não compartilhar uso de objetos como dispositivos eletrônicos e canetas.
SOBRE AS MÁSCARAS, SAIBA MAIS:
A máscara precisa cobrir totalmente nariz e boca e deve estar bem ajustada no rosto. O ideal é que seja amarrada na parte posterior da cabeça (e não com elástico atrás da orelha), para reduzir o risco de contaminação na hora de colocar ou tirar a máscara. Deve possuir uma dupla camada de tecido, sendo a camada externa de tecido mais grosso. Tecidos de trama aberta não devem ser utilizados, pois não farão a contenção adequada de gotículas.
A máscara é de uso individual
É importante dispor de mais de uma máscara, pois deve ser substituída se estiver úmida.
Leve sempre um saco plástico para guardar a máscara já utilizada.
Não toque na parte frontal da máscara.
Após usar, lave a máscara com água e sabão e coloque de molho em solução com água sanitária por 10 minutos. A diluição da água sanitária deve ser a descrita no rótulo do produto. Antes de colocar e retirar a máscara, higienize as mãos.
IMPORTANTE:
Não se recomenda, em qualquer circunstância, o uso de máscaras de tecido por profissionais de saúde que prestam atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação por COVID-19.
O uso das máscaras de pano não substitui as demais medidas de proteção já adotadas e recomendadas.
Ao retornar em casa, deve-se retirar os calçados na porta e higienizá-los antes de guardar, evitar tocar as superfícies sem antes higienizar as mãos, separar um local na entrada de casa para guardar objetos mais expostos, como pastas, celular, óculos, bolsa, chaves, entre outros, fazer a desinfecção desses itens com álcool 70%, tomar banho e lavar as roupas antes de guardar no armário.